França: Macron calvalga onda verde e promete 15 mil milhões para combater crise climática
- Emmanuel Macron prometeu 15 mil milhões de euros para medidas de combate à crise climática nos próximos dois anos e um referendo sobre a possibilidade de introduzir o crime de “ecocídio” por prejudicar o meio ambiente. As medidas foram anunciadas poucas horas depois de os candidatos ambientais terem provocado uma onda verde em toda a França, com grandes vitórias nas eleições locais. The Guardian. Câmaras com presidents «verdes»: Annecy, Bordeaux, Grenoble, Lyon, Marseille, Poitiers, Strasbourg e Tours.
- Paris tem mais de 1.000 km de ciclovias. Para quem desejar começar a pedalar, a Velib, até ao fim de julho, oferece um mês de assinatura grátis para novos utentes. Sortir à Paris.
- Investidor dá vida nova a grande projeto de carvão do Ártico, titula o The Barents Observer. A Arctic Mining Company, maioritariamente detida pelo milionário russo Roman Trotsenko, vai investir forte na extração de carvão na tundra de Taymyr, na Sibéria. «Não há bons motivos para qualquer país incluir carvão nos seus planos de recuperação da Covid-19. Está na hora de investir em fontes de energia que não poluem, geram empregos decentes e economizam dinheiro», escreveu, por coincidÊncia ou não, António Guterres, no Twitter.
- A russa Norilsk Nickel admitiu que resíduos líquidos foram bombeados para a tundra, um mês depois de uma filial ter poluído vários canais do Ártico com diesel. A empresa afirmou que os técnicos responsáveis tinham sido suspensos por violar as regras. AFP/DW.
- A Chesapeake Energy, até agora a segunda maior empresa de gás dos EUA, vai entrar em falência, informa a CNN.
- No Brasil, fiscais do Ibama dizem que militares atrapalham combate ao desmatamento. ClimaInfo, 29 de junho de 2020. ClimaInfo.
Sem comentários:
Enviar um comentário