quinta-feira, 4 de junho de 2020

Açores: governo quer criar Polícia Florestal

  • O Governo Regional doas Açores apresentou ao Parlamento regional uma proposta que cria a Polícia Florestal dos Açores no âmbito da direção regional dos Recursos Florestais, com uso e porte de arma que deverá ser concedida por despacho do Diretor Nacional da PSP. CA.
  • O número de bicicletas aumentou 52% num ano em Paris, titula o Le Parisien.
  • O plano de saída de carvão do governo dos Países Baixos faz parte de uma estratégia mais ampla para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 49% dos níveis de 1990 até 2030. Para cumprir, a empresa alemã Uniper precisará de encerrar a sua central a carvão Maasvlakte 3, perto de Roterdão, menos de 15 anos após a sua abertura. A Uniper considera isso uma «expropriação» e ameaçou avançar com uma ação extrajudicial contra os Países Baixos, exigindo uma compensação de 1 milhar de milhão de euros. Riccardo Nigro, coordenador da campanha das minas de carvão do EEB,  considera que “a Uniper está a usar o tratado para transferir as perdas dos seus ativos ociosos para os contribuintes e intimidar os governos para longe da ação climática». O caso Uniper também levanta questões para o governo da Finlândia, uma vez que a empresa de energia estatal finlandesa Fortum é o maior proprietário da corporação alemã e pode influenciar fortemente a sua política climática e ambiental. Ao adquirir uma grande participação na Uniper, a Fortum tornou-se um dos piores poluidores da Europa. Se a Uniper vencer a ação, será um precedente perigoso para os poluidores que reivindicam resgates públicos para proteger os seu interesses económicos. EEB.
  • Grandes quantidades de esgoto bruto foram despejadas no estreito de Öresund entre a Suécia e a Dinamarca entre 2014 e 2018, revela a TV2 dinamarquesa. Radio Sweden.
  • No sul do Senegal, populares entraram em confronto com a polícia por causa da falta de água corrente em Cap Skirring, que parece privilegiar os aldeamentos turísticos. AFP.
  • Praias de Sydney apareceram cheias de máscaras cirúrgicas na sequência da queda de 40 contentores do cargueiro APL England, em rota da China para Melbourne. The Guardian.

Sem comentários: