País Basco: 400 cientistas lançam manifesto por uma economia ecológica
- A judiciária francesa monitorizou massivamente os ativistas antinucleares de Bure, revela uma investigação de Marie Barbier e Jade Lindgaard, publicada pela Reporterre. A polícia usou o Analyst’s notebook, software da IBM para visualizar as ligações entre ativistas contra a instalação de um cemitério nuclear em Cigeo, perto de Bure.
- No Reino Unido, pede-se a paragem das centrais eólicas e solares de modo a evitar graves problemas nas redes elétricas devido à acumulação excessiva de energia que não consegue ser escoada. Porque não se param as centrais fósseis?
- «Sabemos que a emergência climática é um desafio que não podemos ignorar mais. Vamos criar um exército de trabalhadores carbono zero, treinar e relançando aqueles que não podem trabalhar em alguns setores, desde o isolamento doméstico ao fabrico de turbinas eólicas e plantação de árvores.» Ed Miliband, regressado ao Partido Trabalhista para exercer o cargo de ministro-sombra para a indústria, a energia e o clima, no The Guardian.
- Mais de 22 mil suíços assinaram uma petição exigindo que o apoio a empresas de setores com grandes emissões de gases de efeito estufa, como a aviação, promova a redução do seu impacto ambiental. Reuters.
- O National Trust foi forçado a suspender os seus projetos de limpeza de rios e o seu programa de plantação de árvores está em risco após ter visto o subsídio 200 milhões de libras ser desviado para acudir os problemas causados pela covid-19. Hilary McGrady, diretora-geral do National Trust, diz que são necessárias soluções urgentes e mais criativas para a crise climática. «Mais árvores e rios naturalizados podem ajudar-nos a lidar melhor com as inundações devastadoras e financeiramente desastrosas sofridas em grandes zonas do país este ano - um problema que não desaparecerá», avisa. MSN.
- Uma plataforma de 17 estados de tendência democrata processou a administração Trump para reverter as proteções do governo Obama para as vias navegáveis, argumentando que a medida ignora a ciência sobre a interconectividade da água. «A nova legislação abre as portas a mais e pior poluição da indústria que põe em risco a nossa vida selvagem, suja a nossa água potável e aumenta o risco de contaminação das vias navegáveis do nosso país», disse o procurador geral da Califórnia Xavier Becerra. The Hill.
- O rio Iguaçu está com cerca de 13% do seu caudal nas proximidades das cataratas, deixando-as quase secas. O rio Paraná está no nível mais baixo dos últimos 50 anos, apesar de ser alimentado pelos rios de Minas e São Paulo que estão bastante cheios. Há navios encalhados e a central de Itaipu está a gerando metade da energia que gera normalmente fora do período seco. No Rio Grande do Sul, 70% dos municípios sofrem com a seca. Do outro lado da fronteira, as autoridades argentinas começam a ficar preocupadas. Célia Mello, in ClimaInfo.
- O governo australiano orçamentou 300 milhões de dólares para alavancar projetos de hidrogénio com a ajuda de financiamento de baixo custo, já que o país pretende criar a indústria até 2030. Reuters.
Sem comentários:
Enviar um comentário