- Café produzido no Pico da Pedra, São Miguel- Açores, vai ser consumido no Alasca, titula o Correio dos Açores.
- Os 36 drones comprados pelo Exército há dois anos nunca foram usados para detetar fogos, apesar de ter sido essa umas das justificações para o investimento de 5,8 milhões de euros, na senda das tragédias de 2017. Apesar disso, o Governo vai investir mais 4,5 milhões de euros em 12 destas novas máquinas para a Força Aérea. JN.
- O governo italiano vai recrutar 60 mil desempregados para, a nível voluntário, ajudarem a controlar os cidadãos em situação de incumprimento das regras do distanciamento físico imposto pela covid-19. A ideia merece críticas de todos os quadrantes. A esquerda considera paternalista a ideia de colocar gente sem competência legal para aplicar regras confusas. A extrema-direita acusa o governo de autoritarismo e de querer impor uma milícia. Há quem fale numa ditadura de tipo orwelliano. RT.
- Trump mandou forças americanas queimar hectares de campos de trigo na Síria durante a pandemia, conta o International Business Times. As forças americanas usaram helicópteros Apache para largar balões térmicos na província de Hasaka em 17 de maio. Técnicos das Nações Unidas calculam que 9,3 milhões de pessoas na Síria estejam agora em insegurança alimentar. Já o ano passado o insuspeito Telegraph reportava cenas semelhantes.
- Vinte grandes redes de hospitais receberam mais de US $ 5 milhares de milhões em subsídios federais, apesar de terem mais de US $ 100 milhares de milhões em dinheiro vivo, conta o NYTimes.
- A propósito das elegias e dos elogios a propósito do desaparecimento do magnata casineiro Stanley Ho: «Dois ex-governadores de Macau estão entre os 318 antigos políticos que beneficiam de subvenções vitalícias mensais. Vasco Rocha Vieira e Carlos Melancia figuram, aliás, como os mais bem pagos. Carlos Melancia, governador de Macau entre 1987 e 1990, recebe mais de 9.700 euros. Já o sucessor Vasco Rocha Vieira tem uma pensão vitalícia correspondente a mais de 13.600 euros - a mais elevada da lista da Caixa Geral de Aposentações. No entanto, o último governador português de Macau está sujeito a uma redução parcial, devido ao exercício de actividade privada. Rocha Vieira é, pelo menos, membro do Conselho Geral e de Supervisão da EDP. TDM.
- A crise de saúde covid-19 revela profundo impacto do racismo social, escreve Tim Faulkner, na EcoRI News.
- «O jornalismo existe para obrigar o poder a prestar contas. Mas a maioria dos media, detidos por bilionários, procura proteger o poder das pessoas, e não as pessoas do poder.» George Monbiot.
Sem comentários:
Enviar um comentário