quarta-feira, 8 de abril de 2020

Framboesa, amora, mirtilo e morango retirados do mercado para distribuição gratuita a organizações caritativas

  • Foi publicada em Diário da República a Portaria n.º 88-E/2020, de 6 de abril, que estabelece medidas excecionais e temporárias no âmbito da pandemia Covid-19, aplicáveis aos programas operacionais no setor das frutas e produtos hortícolas e respetiva assistência financeira. É dado apoio à retirada de framboesa, amora, mirtilo e morango do mercado, destinando-os à distribuição gratuita às organizações caritativas.
  • O lóbi das companhias de aviação está a pressionar governos e aeroportos em todo o mundo no sentido de reduzir impostos ambientais e criar fundos de resgate. Unearthed. Entretanto, a britânica Easyjet já obteve um resgate de £ 600M, reporta o Express. Por outro lado, sabe-se que uma empresa de fachada sediada em Delaware com participação de US $ 1,1 bilião na Virgin Galactic Holdings Inc., transferiu ações desta empresa em 16 de março para outro paraíso fiscal, as Ilhas Virgens Britânias, onde Richard Branson vive. A Virgin dispensou o pessoal por 8 semanas sem ordenado e pediu ajuda financeira ao governo britânico para enfrentar a crise enquanto iniciou uma corrida ao fabrico de ventiladores. Benjamin Stupples, in Bloomberg 6abr2010.
  • Os ministros do petróleo do G20 reúnem-se de emergência esta semana para tentar apoiar um setor dizimado pela pandemia do coronavírus. Liderada pela Arábia Saudita e pela Agência Internacional de Energia, a reunião é a primeira em que o G20 trata de questões energéticas. A procura global de petróleo caiu em mais de um quarto, uma vez que em muitos países os voos estão paralisados e instalaram-se bloqueios para combater o coronavírus. Trump já pediu à Arábia Saudita e à Rússia que encontrem uma maneira de reduzir a produção de petróleo em pelo menos 10 milhões de barris por dia, mas eles dizem que outros países, incluindo os EUA, também devem avançar com cortes. Financial Times.
  • Pacientes com Covid-19 em áreas com altos níveis de poluição do ar antes da pandemia têm mais probabilidades de morrer da infeção do que pacientes em zonas menos poluídas do país, sugere um estudo realizado por investigadores da T.H. Chan School of Public Health da Harvard University citado pelo The New York Times.
  • Uma central solar vai ser inaugurada no Texas este mês, conta o Financial Times. O projeto será expandido para 1.380MW - energia suficiente para 230.000 casas. «Os projetos solares ameaçam os combustíveis fósseis. As energias renováveis têm provocado o encerramento de centrais a carvão. Agora elas estão a ameaçar a primazia do gás natural no mix de geração de eletricidade dos EUA, à medida que o preço dos equipamentos solares continua a baixar», diz aquele jornal britânico.
  • Lojas de bicicletas na região de Houston ganham novos adeptos durante a COVID-19, titula o Houston Chronicle.

Sem comentários: