- A Greenpeace sugere 5 ideias para uma transição justa para soluções de transporte limpo e decrescimento da aviação: (1) O dinheiro do resgate deve ser destinado aos trabalhadores para garantir o seu rendimento e proteger os seus salários, saúde, meios de subsistência, e um fundo de transição justo e substancial deve ser criado para apoiar o reaproveitamento de trabalhadores, a conversão industrial e para organizar a redução da aviação, de maneira justa. (2) A proibição de três anos dos fluxos de caixa para os acionistas, como dividendos e recompras de ações, bem como aumentos nos salários e bónus dos CEOs, deverá ser uma condição para as empresas receberem resgates. (3) O setor da aviação precisa cumprir a meta do acordo climático de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5 ° C, o que implica metas anuais de redução obrigatórias nas emissões de gases de efeito estufa e, portanto, um corte significativo na procura da aviação em comparação com o período anterior à crise. (4) A proibição de voos de ligação dentro de um país e entre dois países vizinhos deve ser implementada quando houver uma alternativa de autocarro ou comboio com viagens inferiores a seis horas, ou um comboio noturno, com o objetivo de proibir todos os voos de curta distância. (5) Elaborar um plano abrangente para impulsionar uma rede europeia de comboios diurnos, ferries, transporte público, infraestrutura cicloviária e intermodalidade, incluindo um investimento público sem precedentes e medidas fiscais justas, que reduzam as emissões e gerem receita para a União Europeia e seus Estados membros a fornecer acesso a mobilidade limpa e mais turismo local para todos.
- A Comissão Europeia admite que há dados que sugerem que a Espanha pode não estar a cumprir as regulamentações europeias para tratar resíduos antes do aterro. A CE diz que já há um procedimento de investigação em que a Espanha é convidada a adotar com urgência as medidas necessárias para garantir o cumprimento do acórdão Malagrotta do Tribunal de Justiça da União Europeia de 2004, segundo o qual todos os resíduos devem ser tratados adequadamente e somente os resíduos não recicláveis devem ser descartados em aterros sanitários e, em nenhum caso, resíduos biodegradáveis ou anteriormente não estabilizados. Ecologistas in Acción.
- «O Covid-19 empurrou Greta Thunberg para fora do centro das atenções. Será que o Ambiente regressará à ribalta no fim da cocid-19? Há razões para nos preocuparmos. Após a crise, os líderes políticos podem ficar tentados a buscar crescimento a quase qualquer preço e muitas empresas estão sob tanta pressão de receita que podem considerar a sustentabilidade como um luxo que mal podem pagar. A queda extraordinária nos preços do petróleo também pode incentivar consumidores e empresas a consumir mais - e não menos - combustíveis fósseis quando houver retoma da procura de energia.» The Financial Times.
- A população de trutas sofre colapso de 93% a jusante das minas de carvão de Teck's Elk Valley, na British Columbia, Canadá. A poluição por selênio emanada de uma série de minas de carvão no sudeste da BC poderá causar falhas na reprodução e um colapso total da população de espécies sensíveis, como esta truta (Oncorhynchus clarkii lewisi). The Narwhal.
- A poluição do ar está voltou a aumentar significativamente na China após ter registado uma forte diminuição durante a quarentena imposta pela covid-19. EEB.

Sem comentários:
Enviar um comentário