Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

terça-feira, 3 de março de 2020

Europa: apenas 9 países reduziram investimentos no Clima e na proteção ambiental

  • A Espanha e mais 8 países europeus gastaram menos em clima e proteção ambiental do que há uma década. Entre 2008 e 2018, o investimento de Espanha destinado a itens como gestão de resíduos ou redução da poluição caiu mais de 320 milhões de euros. Outros países fizeram o contrário, aumentando os investimentos nesta área: Portugal (+ 145 milhões), França (+ 6.600 milhões) e Itália (+ 2 milhões). CTXT.
  • 95 agências do Barclays foram alvo de protestos da Greenpeace. O Barclays é o banco europeu que mais financia as indústrias dos combustíveis fósseis – 85 biliões de dólares só entre 2016 e 2018. FBLucram ou não lucram com a crise climática?
  • O milionário britânico Chris Hohn lançou uma campanha para convencer os bancos centrais a estancarem o financiamento a centenas de centrais a carvão projetadas em todo o mundo, com o objetivo de bloquear os projetos antes que eles representem uma ameaça ao clima. Reuters.
  • O DJ da Radio 1, Greg James, recebeu 100.000 dólares da gigante petrolífera Shell para fazer frente a uma campanha online que ofuscou as alegadas credenciais "verdes" da empresa. O apresentador do Breakfast Show, que recebe 229.999 por ano da BBC, é a mais recente estrela a ser acusada de se aproveitar dos seus perfis públicos para fazer fretes a empresas privadas. Daily Mail.

Sem comentários: