Muitos resíduos de plástico que os norte americanos descartam nos ecopontos não estão a ser reciclados, revela um estudo da Greenpeace.
Das 367 instalações de reciclagem de resíduos pesquisadas, nenhuma podia processar cápsulas de café, menos de 15% processavam caixas de alimentos e apenas uma pequena percentagem reciclava pratos, copos, bolsas e bandejas.
Estes dados conformam os resultados de uma investigação do Guardian feita o ano passado, que mostrava que vários tipos de plásticos eram enviados diretamente para aterros sanitários após a China ter deixado de importar resíduos plásticos dos EUA para reciclar.
Os números da Greenpeace também sugerem que muitos produtos rotulados como recicláveis não têm praticamente nenhum mercado como novos produtos.
«Este relatório mostra que uma das melhores coisas a fazer para salvar a reciclagem é deixar de dizer que tudo é reciclável», afirma John Hocevar, diretor da Campanha Oceans da Greenpeace.
«Temos que convencer as empresas a não produzirem tanto plástico descartável que acaba no mar ou em incineradoras». A Greenpeace ameaça processar os fabricantes que enganam o consumidor acerca da reciclabilidade das suas embalagens.
Erin McCormick, in The Guardian.
Sem comentários:
Enviar um comentário