França vai restringir o acesso ao Monte Branco
- A França vai restringir o acesso ao Monte Branco, nos Alpes, no sentido de suster as tentativas imprudentes de subida ao cume e proteger a biodiversidade da montanha e seus arredores. The Guardian.
- 15 cidades europeias estão a pedir à União Europeia o acesso direto a fundos no próximo orçamento de longo prazo para ajudar a UE a atingir a meta de se tornar neutra em termos de emissões de dióxido de carbono até 2050. Os presidentes das Câmaras de Bratislava, Budapest, Praga, Varsóvia, Berlim, Viena, The Hague, Atenas, Riga, Vilnius, Tallinn, Frankfurt, Kosice, Milão e Estrasburgo alegam que podem agir mais depressa do que os governos nacionais por se sentirem menos pressionados pela indústria de combustíveis fósseis. Reuters.
- Os eurodeputados acabam de aprovar 32 grandes projetos de infraestrutura de gás no valor de 29 biliões de euros, numa atitude que os críticos consideram hipócrita perante as suas declarações sobre a presente emergência climática. The Guardian.
- A indústria petrolífera no Sudão do Sul deixou uma paisagem cheia de centenas de poços abertos, a água e o solo contaminados com produtos químicos tóxicos e metais pesados, incluindo mercúrio, manganês e arsênico, reportam quatro relatórios ambientais obtidos pela Associated Press. Os relatórios incluem relatos defeitos de nascimento, abortos e outros problemas de saúde entre moradores da região e soldados que estavam estacionados no local. Os residentes descrevem mulheres incapazes de engravidar e com um número excessivo de abortos e bebés nascidos com defeitos congénitos graves. AP.
- Três alunos da Pioneer High School, em Whittier, entraram com uma ação contra a Delta Air Lines depois de um dos seus aviões ter despejado combustível no recreio e nos bairros à volta da escola em Los Angeles, reporta o LATimes. O Ambiente Ondas3 recorda que, em 19 de janeiro, quatro professores da Park Avenue Elementary School de Los Angeles processaram a Delta Airlines menos de uma semana depois de o Delta Flight 89, com destino a Xangai, ter despejado combustível sobre recreios de 6 escolas numa manobra de aterragem de emergência no aeroporto internacional de Los Angeles.
- Um incêndio na refinaria de petróleo da Exxon Mobil em Baton Rouge, na Louisiana, interrompeu a produção na maior fábrica de combustível dos EUA responsável pelo fornecimento de combustíveis em todo o sudeste dos EUA e até ao porto de New York. Energy Voice.
- O ministro do Ambiente da Nova Zelândia ameaçou a mineradora Rio Tinto com uma ação legal sobre o que considera ser uma falha humilhante em lidar com resíduos tóxicos da sua fábrica de alumínio de Tiwai Point, em South Island. As recentes inundações instalações de armazenamento de resíduos nas Ilhas do Sul, provocando tragédias ecológicas e humanas, enfureceram os moradores de Matuara. The Guardian.
Sem comentários:
Enviar um comentário