- Que acontece em menos de três horas quando jornalistas do The Daily Mail colaboram na recolha de lixo ao longo de uma milha no rio Mersey?
- Boris Johson fez constar que quer construir uma ponte entre Portpatrick, Escócia, e Larne, Irlanda do Norte. Deve estar a delirar ou a gozar, porque nem sequer conseguiu avançar com o projeto da Garden Bridge, desenhada em 2016, para ligar as duas margens do Tamisa entre as pontes Waterloo e Blackfriars, e que foi abandonado depois de nele se ter gasto 43 milhões de libras. Ou então deve querer distrair os seus correlegionários dos resultados esmagadores conseguidos pelo Sinn Féin nas eleições da Irlanda do Norte.
- Uma investigação da Greenpeace constatou em Itália que das 2.880 toneladas de resíduos plásticos exportadas para a Malásia entre janeiro e setembro do ano passado, quase metade foi importada por empresas que operam ilegalmente. Como essas empresas não têm capacidade para lidar com plástico contaminado e irrecuperável, grande parte dos resíduos acabam empilhados fora das suas fábricas, queimados ou despejados em aterros sanitários. The Guardian.
- As autoridades egípcias e etíopes reúnem-se em Washington para discutir um mega projeto hidroelétrico que alguns temem que possa provocar conflitos entre os dois países. Para os etíopes, este projeto confirmaria a ascensão do seu país como potência africana em ascensão. Abiy Ahmed, disse que "nenhuma força poderia impedir" a barragem de ser concluída. Muitos egípcios temem que o projeto, com área semelhante à de Londres, vá reduzir o seu abastecimento de água, um recurso que depende do Nilo, cade vez mais sujeito a poluição, alterações climáticas. Refira-se que o Egito tem justificado o seu domínio sobre o Nilo, alegando um tratado de água da era colonial, que a Etiópia não reconhece. Embora o presidente do Egito, Abdel Fattah el-Sisi, insista que quer uma solução pacífica, ele tem sido acusado de patrocinar protestos contra o governo e rebeliões armadas na Etiópia, entre outras táticas desestabilizadoras.
- A polícia canadiana prendeu 33 pessoas, acabando com o bloqueio dos portos de Vancouver na província da Colúmbia Britânica por manifestantes indígenas que se opõem à construção do gasoduto Coastal GasLink. Reuters.
- Em novembro de 2018, os incêndios de Camp e Woolsey queimaram mais de 1000 Km2 na Califórnia, matando 88 pessoas, destruindo mais de 20.000 edifícios e custando juntos 22,5 biliões de dólares. Os e-mails obtidos pelo The Guardian no mês passado mostram que o governo Trump pediu aos seus cientistas que manipulassem dados sobre emissões produzidas pelos incêndios para apoiar a promoção da indústria madeireira.
Sem comentários:
Enviar um comentário