sábado, 4 de janeiro de 2020

França: ANSES anuncia retirada de 36 produtos à base de glifosato

  • A ANSES notificou a retirada de autorizações para 36 produtos à base de glifosato e a recusa em autorizar 4 novos produtos, uma vez que os dados fornecidos pelos fabricantes não permitem decidir sobre a sua possível genotoxicidade . Em 2018, esses produtos representavam quase três quartos da tonelagem de produtos à base de glifosato vendidos em França, para usos agrícolas e não agrícolas.
  • A agência de tecnologia da Indonésia BPPT e a força aérea realizaram três bombardeamentos de nuvens com sal para tentar dispersa-las antes de elas chegarem a Jacarta. Tudo porque já morreram mais de 40 pessoas devido ao dilúvio no início de 2020, um dos eventos mais extremos de chuva desde que os registos começaram em 1866, segundo a Agência Meteorológica, Climatológica e Geofísica. Reuters.
  • As "city trees" – consideradas o "primeiro filtro de poluição biotecnológica do mundo" - foram instaladas em dois pontos críticos de poluição em Leytonstone, Waltham Forest, em Londres. Simon Birkett, fundador e diretor da Clean Air em Londres, disse: ‘Este é um importante passo para filtrar o ar de Londres. No entanto, não nos devemos enganar. É mais barato, mais rápido e necessário proteger a saúde pública e mitigar as emissões de gases de efeito estufa se as eliminarmos na fonte". Clyde Loakes, vereadora de Waltham Forest, acrescentou: ‘As «City Trees são uma tecnologia de ponta com filtros biotecnológicos, usando plantas vivas e diferentes tipos de musgo para capturar toxinas e remover poluentes do ambiente para produzir ar limpo. É o equivalente a plantar 275 árvores. As duas City Trees na estação de metro de Leytonstone e outra na Leytonstone High Road são contribuições permanentes para o nosso município e para Londres na nossa luta contra a má qualidade do ar". Moose Gazette.
  • Antofagasta, situada no limite do deserto de Atacama, no norte do Chile, conta com uma grande central de dessalinização que fornece água potável à cidade - mas a salmoura está a matar a vida selvagem, dizem os pescadores. The Guardian.

Sem comentários: