quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Abrantes: Rio Tejo corre acastanhado e com espuma

  • As águas do Rio Tejo, junto ao açude insuflável de Abrantes, têm corrido poluídas, com cor acastanhada e espuma, denuncia Armindo Silveira.
  • 12 de janeiro, domingo, 9h30-12h30, Vale da Ameixoeira, Lisboa (estacionamento junto à piscina de Santa Clara, de viaturas particulares e Mini Bus): plantação de 6.000 árvores e arbustos. A ZERO é entidade parceira do Município de Lisboa nesta ação, que se insere no âmbito iniciativa Lisboa Capital Verde Europeia 202.
  • O britânico comum emitiu mais dióxido de carbono nas duas primeiras semanas de 2020 do que um cidadão do Rwanda, da Etiópia, do Malawi, de Madagascar, do Uganda, da Guiné ou de Burkina Faso num ano inteiro. Esta é a principal conclusão de um projeto da Oxfam, que descobriu que alguém no Reino Unido leva apenas cinco dias para emitir o mesmo carbono que alguém no Ruanda num ano. The Guardian.
  • A cidade francesa de Rennes proibiu o uso de aquecedores a gás em esplanadas e terraços climatizados. Grenoble, Bordéus e Angers podem seguir o exemplo. El País. Em Malta, a central a carvão de Marsa foi encerrada em março de2017. Para sempre, dizia o governo. Porém, voltou agora a funcionar. Diz-se que é para contrariar os apagões recentes.
  • Israel abriu uma das comportas dos seus tanques de reservas de água da chuva a leste de Gaza, fazendo com que a água inundasse grandes áreas agrícolas da Palestina. MEM.

Sem comentários: