quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Sado tem importante comunidade de cavalos-marinhos

  • O projeto Guardiãs do Mar: Mulheres Pescadoras Líderes da Conservação do Oceano, liderado pela exploradora da National Geographic Raquel Gaspar, encontrou uma importante comunidade de cavalos-marinhos no Sado.
  • Um estudo recente da American Geophysical Union descobriu uma das concentrações de plástico que excede em muito o plástico oceânico global superficial: os rios. Os investigadores consideram os rios como estradas para o plástico entrar no mar e não como lugares significativos onde o plástico se acumula. «Este estudo mostra que a acumulação de plástico nos corredores dos rios é imensamente maior que a quantidade de plástico encontrada nos oceanos do mundo. Os rios não funcionam apenas como puras vias para os resíduos plásticos viajarem até aos oceanos, mas também representam sumidouros a longo prazo, com microplásticos que se enterram em leitos de córregos e sedimentos de várzeas». Gizmodo.
  • O TOXMAP, um mapa interativo que permitiu aos utentes públicos identificar fontes de poluição, foi retirado da Internet 15 anos depois de criado. Hospedado pela Biblioteca Nacional de Medicina (NLM), o site foi benéfico para investigadores e advogados. Alguns observadores consideram que o desaparecimento do TOXMAP está relacionado com as reversões do presidente Trump em relação às políticas ambientais estabelecidas pela administração Obama. Newsweek.
  • O uso intensivo de sal nas estradas no inverno é um problema crescente, dizem os cientistas. Todos os anos, mais de 21 biliões de quilos de sal são espalhados nas estradas para evitar os efeitos do clima de inverno. Mas isso tem um custo: descongelar o gelo degrada estradas e pontes, contamina a água potável e prejudica o ambiente. Embora o sal ajude a manter as estradas limpas no inverno, ele não desaparece com a neve. Uma parte derrete-se nos rios e lagos. O resto que permanece nas estradas corrói o asfalto, as pontes e os canos que transportam água potável, causando contaminação por chumbo em alguns lugares. Demasiado sal no ambiente pode matar pequenos organismos e mudar o sexo dos sapos. Rhode Island, Massachusetts, New York, New Hampshire e Vermont são os estados que aplicam mais sal. USAToday.

Sem comentários: