Bico calado
- Boris Johnson está a ser investigado sobre alegações de fraude eleitoral após alegações de que os Conservadores teriam oferecido comendas a figuras importantes do Partido do Brexit para os tentar convencer a não concorrer nas eleições gerais. The Independent.
- EUA atingem número recorde de assassinatos em massa em 2019, titula a Deutsche Welle.
- Sabia que os EUA instalaram armas nucleares na Islândia sem informarem as autoridades? Descobriu-se agora, via National Security Archive.
- Uma quarta rodada de documentos internos divulgados pela Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPCW) foi publicada pelo WikiLeaks, expondo ainda o relatório oficial sobre um alegado ataque de armas químicas em 2018 em Douma - arredores de Damasco, na época mantido por Forças islâmicas apoiadas pela CIA - como tendo sido manipulado para justificar um ataque dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha e da França contra o governo sírio. Os documentos apontam para um esforço sistemático para omitir provas descobertas por investigadores que levantam dúvidas significativas sobre a linha oficial apresentada por Washington e seus aliados de que o governo de Bashar al-Assad tinha levado a cabo um ataque de armas químicas que matou 49 pessoas. WSWS. A propósito: Portugal contribuiu com € 40.000 para um Fundo Fiduciário da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPCW) para apoiar o projeto de atualização da atual armazem de equipamentos e laboratórios da OPCW. Este projeto resultará na construção de uma nova instalação, o Centro OPCW de Química e Tecnologia.
- O tribunal de Luanda, Angola, determinou o arresto de propriedades de Isabel Dos Santos e seu marido, incluindo ações do Banco BFA e da empresa de telefones móvel UNITEL. Fontes: Observador e Jornal Económico.
- A redução da população da Grécia, devido à baixa taxa de natalidade e à emigração, tem provocado o encerramento de escolas e jardins-de-infância em todo o país. Só em 2019-2020 foram encerrados 14 jardins-de-infância e 9 escolas primárias em 19 municípios da região de Attica. Entre 2009 e 2014, 1.705 unidades escolares foram encerradas: 796 escolas primárias, 509 jardins-de-infância e 400 escolas secundárias. O governo tenta aplicar medidas para manter ou para fazer regressar os jovens. EurActiv.
- A Síria ponderará avançar com uma ação internacional contra os EUA por roubar-lhe petróleo. O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que as forças americanas garantiram os campos de petróleo no nordeste da Síria, propondo que a Exxon Mobil, ou outra petrolífera dos EUA, pudesse geri-los. MEM.
- Os soldados venezuelanos que participaram da tentativa de golpe apoiada pelos EUA em abril de 2019 e posteriormente fugiram para os EUA foram encarcerados em campos de detenção do ICE desde então. Mint Press.
- O governo da Venezuela concluiu a construção de 3 milhões de casas que foram entregues a preços baixos às famílias mais desfavorecidas. Alba Ciudad.
1 comentário:
New WikiLeaks Documents Expose Doctoring of Chemical Weapons Report to Justify 2018 US Attack on Syria
https://www.globalresearch.ca/new-wikileaks-documents-expose-doctoring-chemical-weapons-report-justify-2018-us-attack-syria/5699018
Enviar um comentário