sábado, 14 de dezembro de 2019

11 municípios criam Empresa Intermunicipal de Ambiente

  • Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares unem-se para constituir uma empresa intermunicipal de gestão de água, saneamento de águas residuais e de recolha de resíduos sólidos urbanos, a APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior. A APIN irá investir na expansão das redes de abastecimento de água e de saneamento, e tentará otimizar os tarifários, com preços justos e acessíveis a todas as famílias. Notícias de Coimbra.
  • A Polónia ficou de fora de um acordo de neutralidade climática para 2050, após horas de discussões com três estados mais pobres do leste que exigiam mais fundos para a transição económica e apoio à energia nuclear. A República Checa e a Hungria afrouxarama  sua resistência depois de obterem uma garantia de que a energia nuclear seria reconhecida como uma maneira de os estados da UE reduzirem as emissões de gases de efeito estufa.  Reuters.
  • Caroline Lucas, dos Verdes, foi reeleita por Brighton Pavilion, aumentando a sua maioria em quase 5%. Ela apoia a permanência do Reino Unido na União Europeia. BBC.
  • O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, alertou que fracassar no combate à crise climática pode resultar em desastre económico que permitiria apenas a «sobrevivência dos mais ricos». «Há muito que os interesses estabelecidos venderam a falsa estória de que o crescimento económico e a luta contra a crise climática são incompatíveis», disse Guterres. «De fato, deixar de enfrentar o aquecimento global é uma receita infalível para um desastre económico", acrescentou. Boston Globe.

Sem comentários: