Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Turquia: barragem de Ilisu deslocaliza habitantes da velha cidade de Hasankeyf

  • A cidade de Hasankeyf, na Turquia, é uma das mais antigas povoações do mundo, com evidências de pessoas que vivem lá há 12.000 anos. Dentro de meses, a maior parte da cidade antiga será abandonada - inundada por uma albufeira que se ergue atrás da barragem de Ilisu, um dos mais recentes e maiores projetos hidroelétricos da Turquia. O polémico projeto afetará 199 povoações a montante ao longo do rio Tigre, à medida que o nível da água subir até aos 60 metros. Apesar das objeções de grupos internacionais e locais sobre a deslocalização de milhares de pessoas, a perda de sítios arqueológicos, a interferência com grupos nómadas, o impacto ambiental e os problemas de partilha de água com o Iraque a jusante, as autoridades turcas começaram a encher a albufeira este verão. Os moradores de Hasankeyf receberam uma cidade nova para se mudarem - 700 novas casas construídas três quilómetros acima da colina da cidade velha. Alguns dos monumentos e mesquitas seculares da velha cidade também foram deslocalizados para a nova cidade. The Atlantic
  • Nos últimos 60 anos, uma mina despejou os seus efluentes ácidos num afluente do Taku, um importante rio produtor de salmão que atravessa a fronteira entre a British Coplumbia e o Alasca, titula a The Narwhal.
  • O governo dos EUA está a financiar a deslocalização de comunidades situadas em zonas de elevado risco de inundações. Mas nem todas são tratadas da mesma maneira: os municípios mais ricos recebem mais ajudas para evitarem os riscos climáticos, regista um estudo publicado pela American Association for the Advancement of Science.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue