quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Bico calado

  • «Colocar no mesmo plano moral o comunismo e o nazifascismo, na medida em que ambos seriam totalitários, é, no melhor dos casos, uma superficialidade; no pior, é fascismo. Quem insiste nesta equiparação poderá considerar-se a si próprio um democrata, mas em verdade e no fundo do seu coração é, na realidade, um fascista, e desde logo combaterá o fascismo de maneira hipócrita, enquanto reserva todo o seu ódio para o comunismo. Na relação do socialismo e do nazifascismo com a humanidade, com a ideia de homem e do seu futuro, as diferenças são incomensuráveis». Thomas Mann, citado por José Gabriel, a propósito da equiparação do fascismo ao comunismo por parte do Parlamento Europeu.
  • «SEIXAS DA COSTA, o Embaixador português que, em nome do Estado português, na UNESCO, ajudou a EDP a obter autorização para construir a barragem do Tua e destruir parte do Alto Douro, património mundial da UNESCO. A construção da barragem do Tua ficou a cargo da construtora Mota-Engil. Seixas da Costa é agora administrador da EDP e administrador da Mota-Engil.» Paulo de Morais.
  • O ex-ministro e ex-deputado do CDS Pedro Mota Soares foi liderar a Apritel, a associação que representa as principais operadoras de telecomunicações, como Meo, Nos e Vodafone reporta o Eco.
  • «Cristiano recebia 500 euros para atear fogo a pinhais. Das 136 pessoas suspeitas e condenadas por crimes de incêndio florestal, 20 são consideradas inimputáveis. SIC. Quem o manda e lhe paga não é acusado nem detido pelo crime?
  • Um estudo da OCDE e do Center for Cities conclui que mais de 3 milhões de pessoas estão omitidas da taxa de desemprego no Reino Unido, por se reportarem aos inquéritos oficiais como estando economicamente inativas e alegando não haver empregos disponíveis. The Guardian.
  • As forças armadas britânicas adquiriram entre 2009 e 2016 carne bovina para pacotes de ração da frigorífica brasileira JBS, fornecidos pela Vestey Foods, apesar do seu histórico de corrupção, mau histórico ambiental e envolvimento em violações de direitos humanos. Mongabay.
  • Vejam como Assange está a ser julgado. Craig Murray, ex-diplomata britânico, testemunhou muita barbaridade cometida. A sua situação é tão grave, as suas condições físicas e mentais tão debilitadas, que até mesmo a Amnistia Internacional já puxou as orelhas ao Reino Unido.
  • Amnistia Internacional pede ao Governo de Luanda para investigar a retirada de terrenos às comunidades ameaçadas pela fome. Segundo a ONG, agropecuárias ocuparam dois terços das melhores pastagens desde o fim da guerra. DW.
  • Durante a administração Trump, mais de um milhão de crianças foram retiradas dos apoios aos serviços de saúde. Common Dreams.
  • A Deloitte LLP tornou-se a mais recente empresa internacional arrastada para os escândalos de corrupção vinculados ao governo da África do Sul. A empresa de energia estatal Eskom Holdings SOC Ltd. Exige que a empresa de contabilidade e consultoria devolva 208 milhões de rands (US $ 14 milhões) que alega serem contratos com preços excessivos. Daily Mayverick.
  • 14 israelitas foram detidos com dezenas de quilos da droga nativa da região do Iémen, titula o The Jerusalem Post
  • No Chile, manifestantes pegaram fogo à sede da companhia de eletricidade depois desta ter anunciado a subida dos preços em 20%.

Sem comentários: