Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Arouca: Paivô sofre descarga poluente em Ponte de Telhe

  • «Na extensa região à volta do perímetro de rega de Alqueva está em curso acelerado o que poderá vir a revelar-se o maior crime ambiental do país, com a plantação desenfreada da monocultura do olival superintensivo. O montado de sobro e azinho destruído sem contemplações, os solos sulcados e devastados em todas as direcções, incluindo sítios arqueológicos identificados e classificados, a água desbaratada como se fosse dada, a vida animal selvagem desaparecida, o ar tornado irrespirável para algumas populações pelas destilarias de azeite, a paisagem completamente adulterada sem qualquer respeito nem sensibilidade, a pura ganância sem freio. E, no meio disto, que faz o notável ministro do Ambiente? E o da Agricultura? E António Costa e a sua nova agenda ambiental? E o recém-inventado partido ecologista PAN? E Os Verdes, tão verdes, quase à beira de cegar? E o BE, tão mais preocupado com os inimigos invisíveis da emergência climática? E o CDS, agora centrado nos problemas concretos das pessoas? E os autarcas locais?» Miguel Sousa Tavares, in Expresso, 8jun2019
  • O Rio Paivô, na zona de Ponte de Telhe, registou uma descarga poluente, que aparenta ter origem numa pedreira. A situação já foi comunicada à Câmra Municipal de Arouca e À Agência Portuguesa do Ambiente. FB.
Share:

1 comments:

OLima disse...

«Agora esta malta do Sos Rio Paiva, que conhece o rio e a região apenas por aquilo que lhe dizem, ou por fotografias que lhe chegam ao Porto ou a Lisboa diz que é proveniente de uma pedreira?
Na bacia do rio Paivó, ( Arouca/São Pedro do Sul) não há qualquer pedreira.
Existem as minas de Refoufe e Rio de Frades, que não são na bacia do Ribeiro do Candal, da qual provem esta cor na água!
E se calhar era bom também perceberem que o rio Paivó poluído por pedreiras existe, afluente do Paiva também, mas em Castro Daire!» Pedro Figueiredo, 12jun2019 - FB.
https://www.facebook.com/groups/372883746137570/permalink/2403394633086461/

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue