Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Bico calado

  • O ex-apresentador de TV Jon Stewart denuncia a insensibilidade, a hipocrisia dos congressistas dos EUA após suspensão dos apoios a tratamentos de bombeiros afetados por doenças contraídas por exposição a fumos e substâncias tóxicas durante as operações de salvamento, limpeza e descontaminação da área alvo do atentado às torres gémeas no 11 de setembro de 2001. CNN/Youtube. Excerto publicado pela SIC.
  • «Se os pescadores têm quotas para pescar sardinha, porque é que a PJ não tem quotas para caçar autarcas? Por este andar, qualquer dia, só os poderemos ver em cativeiro…» O Procurador.
  • «Fisco corrige 200 milhões em IRC na zona franca para mostrar a Bruxelas. Comissão Europeia detectou falta de fiscalização na Madeira, forçando fisco a lançar inspecções. Empresas têm de corrigir imposto.» Público.
  • Mike Pompeo, aliado de Donald Trump, apanhado a conspirar para impedir que Jeremy Corbyn seja primeiro-mlinistro, titula o Mirror. Comentário colhido algures: «A administração Trump trata o Reino Unido como uma república das bananas: vai escolher o primeiro ministro, reorganizar a extrema direita e intervém ativamente para deter Corbyn. O MI6 não existe para nos proteger contra ameaças de espionagem externa?» 
  • A Cadre, uma imobiliária parcialmente detida por Trump e seu assessor Jared Kushner, recebeu um financiamento estrangeiro ambíguo de 90 milhões desde a nomeação de Kushner como conselheiro de Trump. Os fundos vieram da Arábia Saudita e de outros investidores por meio de uma agência ligada à Goldman Sachs nas Ilhas Caimão. MEM.
  • No fim de julho de 2018, um tribunal militar israelita condenou a jornalista palestiniana Lama Khater a pena de 13 de prisão e multa de 1.120 dólares. Mães de 5 crianças, foi presa sem ser informada sobre as suas acusações, interrogada durante horas e torturada. MEM.
  • Num tribunal israelita soube-se que o reator nuclear Dimona sofreu várias fugas de material radioativo desde que foi construído. O caso foi revelado durante um processo contra a central nuclear apresentado por um ex-trabalhador que luta contra o cancro. MEM.
  • Milhares de pessoas manifestaram-se em Port-au-Prince e outras cidades do Haiti exigindo a demissão do presidente Jovenel Moise. Acusam-no de desviar 4,2 biliões de dólares do programa petrolífero da Petrocaribe segundo o qual o Haiti deveria receber petróleo barato da Venezuela  para investir em programas de melhoria de vida dos haitianos. France24.
  • O futebolista brasileiro Adriano, atual jogador do Besiktas, foi acusado em Espanha por fugir ao fisco daquele país em cerca de 650 mil euros, com movimentos que envolveram uma empresa sediada na Zona Franca da Madeira. O jogador pagou uma multa de 369 mil euros para conseguir a suspensão da pena. Público.

Sem comentários: