Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Reflexão – Até onde pode ir a hipocrisia na questão do controlo das emissões dos automóveis?




A Comissão dos Transportes do Senado do estado de Vermont aprovou, por unanimidade, uma proposta de lei que isenta os automóveis de 10 ou mais anos de inspeção às suas emissões. A proposta sobe agora ao Senado e à Câmara dos Representantes. Nos últimos dois anos, cerca de 59 mil carros receberam, por ano, «aprovações condicionais» por incumprimento dos limites legais estabelecidos para os testes de emissões. VTDigger.

Tudo isto depois de o mesmo estado de Vermont ter recebido mais de 10 milhões de dólares e de cada proprietário de veículo de marca VW, Audi e Porsche ter recebido mil dólares como indemnização por terem sido enganados por publicidade enganosa quanto às emissões desses veículos
Tudo isto depois de sabermos que a defesa do Ambiente não consta de nenhuma emenda à Constituição do estado do Vermont.

Cada vez mais desconfio das alegadas preocupações para com a saúde das pessoas e do ambiente que levaram os tribunais dos EUA a processar a Volkswagen. A vaga de processos terá tido muito mais a ver com um ataque ao poderia automóvel alemão.

Aliás é o próprio James Ehler a colocar o dedo na ferida: 
«A Carta de Direitos de Vermont, Capítulo I da Constituição, inclui 22 parágrafos que protegem a propriedade privada, os direitos civis, os direitos religiosos, o direito a um julgamento por júri, o direito de reunião e de petição. Protege tudo menos o ambiente. É deficiente nesse aspeto. É difícil, se não impossível, para nós, cidadãos de Vermont, valermo-nos dos nossos «direitos naturais, inerentes e inalienáveis, entre os quais o gozo e a defesa da vida e da liberdade, aquisição, posse e proteção da propriedade, e busca e obtenção da felicidade e segurança» quando interesses privados e agências governamentais estão a envenenar e a poluir as necessidades mais fundamentais da própria vida - ar limpo e água potável.»

Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue