sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Plantações ilegais de eucalipto sujeitas a coimas até 44 mil euros

  • A compra de plantas de eucalipto vai passar a exigir uma autorização prévia e os proprietários de plantações ilegais serão multados com coimas entre os 3.700 euros, para cidadãos, e os 44 mil euros, para empresas. As coimas serão duplicadas se os donos das plantações ilegais não as arrancarem no prazo de seis meses após as notificações. Notícias ao minuto.
  • A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Espaço de Israel, Ofir Akunis, assinaram um memorando de entendimento e cooperação para «reforçar as colaborações científicas e aumentar o intercâmbio de conhecimentos e de cientistas entre os dois Estados em matérias do mar». A Ministra do Mar destacou que este memorando é uma «oportunidade de ouro» na proteção dos oceanos e dos mares e destacou que «as colaborações científicas e tecnológicas são a maneira mais eficaz de enfrentar estes desafios futuros». Portugal e Israel pretendem promover o crescimento económico azul e vão trabalhar para «adaptar os setores marítimos para conseguir acabar com o desperdício e reduzir as emissões» de gases com efeito de estufa», refere o memorando. O documento prevê também visitas mútuas de delegações científicas e peritos, participação em expedições científicas conjuntas e troca de dados, equipamentos e serviços de investigação científica. GovPT.
  • O Parlamento Europeu aprovou por esmagadora maioria (571-53) uma medida que, a partir de 2021, torna ilegal o comércio e uso de objetos plásticos descartáveis como pratos, talheres, palhinhas e cotonetes, responsáveis por mais de 70% do lixo marinho. Os estados membros terão de garantir que as empresas de tabaco cobram o custo de recolha e processamento de pontas de cigarros numa tentativa de reduzir em 80% e durante os próximos 12 o número de beatas descartadas. Medidas semelhantes poderão ser aplicadas aos produtores de artes de pesca, que terão de ajudar a garantir que pelo menos 50% das artes de pesca perdidas ou abandonadas contendo plástico sejam recolhidas anualmente. O equipamento de pesca é responsável por mais de um quarto dos resíduos encontrados nas praias europeias, sendo a "pesca fantasma" responsável pela morte de milhares de baleias, focas e aves marinhas todos os anos. Os países da UE também serão obrigados a reciclar 90% das garrafas plásticas até 2025, e os produtores terão que ajudar a cobrir os custos da gestão de resíduos. The Independent.
  • Cerca de 90% do carvão queimado na central da Moneypoint, em Clare, no oeste da Irlanda, é importado da Colômbia. Dois terços são comprados à mina de Cerrejón, em La Guajira, no norte da Colômbia, uma das maiores minas de carvão a céu aberto do mundo, relacionada com casos de violação de regras ambientais e de direitos humanos. The Guardian.

Sem comentários: