quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Vouzela: voluntários combatem eucalipto invasor

  • Em Vouzela, dezenas de voluntários da Arriscar estão a arrancar eucaliptos que começaram a crescer desordenadamente depois dos incêndios de outubro de 2017. Objetivo: favorecer o desenvolvimento de espécies autóctones. A autarquia lamenta que o governo não tenha delineado uma estratégia de combate às espécies invasoras. SIC.
  • O governo de António Costa aprova «nova orientação estratégica para o ordenamento florestal» em 2018 com referencial de 2005, diz a Acréscimo. O documento apenas repete as boas intenções da Lei de Bases de 1996 e dos Planos Regionais de Ordenamento Florestal de 2006 e 2007, e usa o Invesntário Florestal de 20015 como referência, embora tenha havido um em 2010
  • Gado bovino pasta em escombreiras de minas contaminadas por arsénio nas Astúrias. Os ambientalistas das Fapas encontraram em zona abandonada de La Soterraña valores de metal 140 vezes superiores aos legalmente permitidos. El País.
  • Os Ecologistas en Acción denunciam a Consejería de Medio Ambiente de la Comunidad de Madrid ao Consejo de Transparencia por ainda não ter recebido cópia do plano de minimização dos ruídos da indústria metalúrgica Corrugados Getafe solicitado há 15 meses
  • No Reino Unido, as crianças respiram níveis perigosos de ar tóxico ao entrar e ao sair da escola - e até mesmo quando estão dentro das salas de aula, denuncia um estudo de cientistas da Queen Mary University, de Londres. The Guardian.
  • A japonesa Marubeni, uma das maiores investidoras mundiais de energia, abandonou o projeto de construção de uma mega central a carvão. Quartz.

Sem comentários: