Serra da Peneda. Foto: Portugal em caminhadas.
- Alijó já deu o primeiro passo para a criação de um Plano Municipal de Ordenamento Florestal, pioneiro no país, que pretende ajudar a prevenir incêndios florestais e combater a desertificação. O projeto é diferente porque, pela primeira vez, será feito à escala municipal - até agora, só existia a nível regional. Um dos objetivos é reforçar o ordenamento florestal e territorial para garantir a segurança de pessoas e bens, ao minimizar o risco de incêndio. E, caso o fogo bata à porta, garantir que não assume grandes proporções. Também a economia local sai beneficiada, com a aposta na exploração dos recursos naturais de uma floresta adequada à região. A silvicultura pode vir a gerar postos de trabalho. Por isso, a aposta passa pelas espécies autóctones, que possam enriquecer a paisagem e proteger os solos e a água. Colaboram no projeto a Associação Nacional dos Engenheiros e Técnicos do Setor Florestal e a Quercus. CM.
- Portugal surge em 21º lugar num ranking de 24 sobre a ambição dos Estados da União Europeia para atingirem as metas definidas pela Organização Marítima Internacional para a redução de emissões de gases com efeito de estufa por parte do transporte marítimo. Piores do que Portugal só ficaram a Grécia, Chipre e a Itália.
- Portugal continua a subsidiar políticas energéticas incompatíveis com os objetivos do Acordo de Paris, que tem em vista o combate às alterações climáticas. Ao clicar aqui, acede-se a 8 projetos europeus que contradizem aquele Acordo. Vote em Portugal, vote contra a exploração de gás e petróleo ao largo da costa alentejana. Vote ainda em mais dois países com projetos que contradizem o Acordo de Paris.
Sem comentários:
Enviar um comentário