Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Guadiana: aumento da temperatura e da salinidade estimulam aparecimento de espécies exóticas

  • O aumento da temperatura e da salinidade no rio Guadiana estão a fornecer condições ideais a novas espécies exóticas de que não havia registo neste curso de água. RTP.
  • A indústria da reciclagem britânica admite não saber como reciclar as 500 mil toneladas de resíduos plásticos que a China deixou de importar. Enquanto alguns observadores temem que isso obrigue ao encaminhamento desses resíduos para aterros e para a incineração, outros sugerem um caminho mais fácil: reduzir a produção e consumo do plástico e substituí-lo por opções mais sustentáveis. BBC.
  • Já em 1981, a ITV transmitia o documentário «Warming Warning» dedicado ao tema das alterações climáticas induzidas pelo homem. A Carbon Brief conseguiu que alguns excertos fossem considerados domínio público. É notável ver-se como os cientistas da altura equacionavam o problema e salientar a sua atualidade, tendo em conta que o documentário foi exibido 9 anos antes do primeiro relatório do Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas e 25 anos antes da Verdade Inconveniente de Al Gore. E já em novembro de 1959, Robert Dunlop, num simpósio realizado na Columbia University no âmbito do centenário da indústria petrolífera americana, defendia a necessidade da exploração de outras fontes de energia porque os combustíveis fósseis não eram ilimitados e produziam dióxido de carbono que não só contaminava a atmosfera como provocava o efeito de estufa responsável pelo derretimento  das calotes polares e consequente subida do nível das águas do mar.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue