Foto: Jennifer O'Neil
- Cientistas portugueses desenvolvem teste genético para descobrir se um salmão é transgénico ou não. O projeto está a ser desenvolvido no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto por uma equipa liderada por Filipe Pereira. Público.
- O parlamento francês aprovou uma lei que proíbe a extração de gás e petróleo a partir de 2040. O uso da fraturação hidráulica já tinha sido proibida em 2011. The Guardian.
- Oito projetos de barragens na Albânia, na Croácia e na Macedónia, financiados com dinheiro público europeu através do European Bank for Reconstruction and Development (EBRD) e do European Investment Bank (EIB), prejudicaram a biodiversidade local e precisam urgentemente de medidas de monitorização e restauro mais profundas, sugere um estudo da Bankwatch Network.
- Em 21 de novembro, um derrame de petróleo poluiu as águas e as costas do arquipélago de Kerkennah, a cerca de 33 km de Sfax, Tunísia. Os media locais têm menosprezado os impactos negativos do derrame na vida das comunidades locais, que dependem do mar para a sua subrevivência, lamenta a Greenpeace.
- Boston vai proibir a oferta de sacos plásticos em lojas a partir do próximo outono.
- Papel higiênico, guardanapos e outros produtos domésticos estão a ser produzidos a partir das fezes e dos restos de comida deixados pelos pandas. O projeto é chinês, pela mão da Qianwei Fengsheng Paper Company, com paoio do Centro de Conservação e Pesquisa da China para o Panda gigante. AFP.
- Nas Filipinas, um ambientalista é assassinado de 12 em 12 dias. FB.
- O Índice Global de Segurança Alimentar coloca Portugal em 20º lugar, num universo de 113 países e à frente da Espanha. Considerando que a Irlanda ocupa o primeiro lugar, os EUA o segundo, o Reino Unido o terceiro e a Austrália o 5º, compreende-se que tenha sido a Dupont a patrocinar o estudo.
Sem comentários:
Enviar um comentário