terça-feira, 19 de dezembro de 2017

O que pode um macaco fazer em cima de um veado?

  • Cientistas da Universidade de Lethbridge, no Canadá, testemunharam vários encontros entre os animais na Floresta Memorial Meiji do Parque Quasi-Nacional de Minoo, no centro do Japão. A maioria envolveu movimentos pélvicos de macacos adolescentes no lombo de um veado, gemidos e tração dos cornos do veado. HP.
  • O Gana vai avançar com um vasto programa de implantação de painéis solares nos telhados de edifícios. PVMagazine.
  • O congressista Jerry McNerney, democrata da Califórnia, apresentou a Geoengineering Research Evaluation Act, com o objetivo de aprofundar a investigação sobre os riscos da geoengenharia como estratégia para contrariar as alterações climáticas. As várias tecnologias usadas até agora levantam grandes riscos que poderão perturbar seriamente a produção agrícola, e procar cheias e secas desastrosas. NPR.
  • A Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A), alegadamente criada para financiar investigação, mais não é do que uma plataforma de greenwashing para limpar a imagem negativa dos fabricantes de pesticida, denuncia a RBA. Fazem parte desta poderosa máquina de lavar, as seguintes empresas e instituições: Bayer, Basf, Syngenta, Brasileira do Agronegócio (Abag), Nacional de Defesa Vegetal (Andef), dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Mato Grosso (Aprosoja/MT), Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), União da Indústria de Cana de Açúcar (Unica), Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindveg) e Aprosoja Brasil,  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os procuradores da 4ª Câmara de Meio Ambiente do Ministério Público Federal, temem que essas investigações, pagas em sua maioria pela indústria, sejam manipuladas e que os seus resultados, eventualmente adulterados, venham a influenciar as diretrizes para o setor. Na prática, a situação das abelhas, que já é crítica, pode agravar-se ainda mais. RBA.
  • Várias organizações ambientalistas apelaram ao Banco Mundial para suspender a Forest Carbon Partnership Facility porque não há provas convincentes da captura de carbono nem da redução de emissões previstas pelo programa que, durante 10 anos, nele investiu mais de 1 bilião de dólares. A melhor estratégia de defesa e prteservação das florestas é apoiar as comunidades indígenas, defende Simon Counsell, diretor da Rainforest Foundation UK. REDD.

Sem comentários: