Foto: Suzanne Long/Alamy
- Entre os 57 municípios mais afectados pelos incêndios dos últimos meses, 35% não tinham um plano contra incêndios aprovado pelo ICNF. Não existe nenhuma penalização pela ausência deste plano. JNegócios.
- «O independentismo catalão não matou pessoas, o nacionalismo castelhano matou muita gente. A história não é a mesma. A linguagem extrema do nacionalismo espanhol – muito radicalizada – vem directamente do Franco. É inaceitável. E esta situação em que parte significativa da comunicação social espanhola parece a FOX News nos Estados Unidos com o Trump, não há contraditório, há um comício permanente, horas e horas de comício, são inaceitáveis. É uma falência da liberdade de expressão, era fundamental que houvesse debate.» José Pacheco Pereira, entrevista à RR.
- «(...) O Estado espanhol está a portar-se vergonhosamente, a mostrar as verdadeiras cores autoritárias, cruéis, arrogantes, violentas e reaccionárias que o caracterizam cada vez que se sente rejeitado por quem domina há séculos. A Espanha é um império castelhano que roubou o nome da Península Ibérica para confundir as nações distintas que agregou. O facto de se ter modernizado e democratizado foi uma questão de sobrevivência imperial. Sou monárquico mas repugnou-me o discurso impante e prepotente do rei de Espanha, a meter o imperioso nariz onde não era chamado, de beicinho a tremer com a ideia de lhe roubarem um naco tão importante e bonito do território que pensa ser o dele.(...)» Miguel Esteves Cardoso, in Pela Catalunha livre – Público3nov2017.
- «(...) Antes de comprar a EDP, a China Three Gorges cria um veículo chamado China Three Gorges International Europe SA, no Luxemburgo. Esse veículo não tem trabalhadores e tem como único capital o dinheiro emprestado pela sua holding-mãe em Hong Kong. Todos os anos, a EDP paga generosos dividendos. Como a China Three Gorges está situada no Luxemburgo, não há retenção na fonte do imposto de 28% sobre esses dividendos pagos em Portugal. De acordo com as regras do Luxemburgo, os lucros da China Three Gorges podem ser transferidos para a sua holding em Hong Kong sem pagar impostos. Essa holding é detida pela CWE Investment Co. Ltd, que é detida pela China Three Gorges Corporation, que é detida pela República Popular da China. E foi assim que, nos últimos anos, 725 milhões de euros, limpos de impostos, puderam sair dos bolsos dos consumidores de eletricidade para o Estado chinês. Foi um bom investimento estrangeiro? Para a China Three Gorges, certamente. Para Portugal, dificilmente.» Mariana Mortágua, in A borla fiscal do Estado chinês – JN.
Sem comentários:
Enviar um comentário