Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

26% dos municípios portugueses sem plano municipal de defesa da floresta contra incêndios em vigor e operacional

Imagem captada aqui.
  • 26% dos municípios portugueses (72 de 308) não têm plano municipal de defesa da floresta contra incêndios em vigor. Este plano exge um planeamento e calendarização de ações de silvicultura preventiva, vulgarmente conhecidas por limpezas, com o objetivo de evitar que os fogos atinjam grandes proporções e o de proteger eficazmente pessoas e bens. Só os municípios dos distritos de Viseu, Guarda e Portalegre têm o seu Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios em vigor e operacional. Embora a legislação determine que estes Planos sejam públicos e estejam disponíveis na internet,  isto não acontece. A Quercus considera fundamental, e do mais elementar direito, que estes Planos possam ser consultados por todos os cidadãos interessados, para que possam verificar rapidamente e inequivocamente, se estão a ser feitas as obrigatórias reduções de combustíveis junto a estradas, casas e povoações. Deste modo, os cidadãos poderão alertar atempadamente as autoridades competentes para eventuais situações de incumprimento e ter um papel ativo na defesa das suas vidas e dos seus bens. AM.
  • A GNR está a investigar a origem da contaminação do rio Sousa, provocando a morte de peixes na zona de Novelas, em Penafiel, na sequência de uma queixa-crime apresentada pela Câmara Municipal contra desconhecidos. DN.
  • Um herbicida altamente tóxico não autorizado para uso na União Europeia está a ser exportado para países pobres a partir de uma fábrica de Huddersfield, no Reino Unido, sob licença da suíça Syngenta. O Paraquat já causou milhares de mortes e suicídios acidentais em todo o mundo, e foi banido pelos estados da União Europeia em 2007. Em 2014, a empresa foi multada em 200 mil libras por derrame de mais de 3 toneladas daquele produto.  The Guardian.
  • Os arquitetos paisagistas de Berlim estão a ajudar a cidade a absorver a água para que a cidade reaja como a natureza. Bloomberg.
  • A administração Trump revogou uma lei de Obama que proibia a venda de água engarrafada em parques nacionais. NPR.
  • A precipitação intensa registada no norte do Chile durante os meses de inverno trouxeram vida exuberante à flora do deserto de Atacama, considerado o mais árido do mundo. Este fenómeno, que ocorre em cada 5 ou 7 anos, mas que se tornou recorrente devido ao El Niño, atrai milhares de turistas com as suas mais de 200 espécies florais e fauna endémica. EFE Verde.
  • Milhões de litros de água altamente tóxica estão a derramar de uma mina de carvão abandonada na bacia de água potável de Sydney. ABC.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue