Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Barcelona proíbe circulação de scooters, segways e pedicabs na sua zona histórica

Garganta do Azat, Arménia.
  • A Câmara de Barcelona proibiu a circulação de cadeiras de rodas elétricas e scooters, segways e pedicabs na zona histórica da cidade após constantes queixas dos vizinhos devido ao mau uso por parte dos turistas. Isento desta proibição está o uso deste tipo de veículos por parte dos moradores na sua deslocação para o emprego ou no transporte dos seus filhos à escola, e ainda todo o tipo de bicicletas. El País.
  • Embora a Alemanha se tenha comprometido a reduzir em 40% as emissões de gases de efeito estufa até 2020, o carvão, especialmente a linhite, continua a ser explorado em força pela RWE, que continua a expandir a mina de Hambach, engolindo aldeias inteiras no processo. Por isso, muitos observadores duvidam de que o país consiga cumprir as metas estabelecidas em Paris. DW.
  • A Turquia inaugurou a sua primeira central solar flutuante. Instalada num lago que abastece Istanbul de água, a central tem uma capacidade instalada de 250 quilovátios. DS.
  • Salmão transgénico está a ser vendido no Canadá sem qualquer tipo de rotulagem, fornecido pela norte-americana AquaBounty Technologies, a partir do Panamá. As autoridades canadianas dizem que três anos de ensaios garantem que esse salmão é tão seguro e nutritivo com o selvagem. Os ambientalistas apelaram às cadeias de supermercados para o retirarem das suas bancas. France24.
  • Uma árvore de eucalipto transgénico e tolerante ao congelamento está prestes a ser aprovada pelo Ministério da Agricultura dos EUA (USDA). O anúncio ocorre seis anos depois da empresa florestal e biotecnológica ArborGen ter apresentado uma petição ao USDA para a desregulamentação desta nova espécie e mais de uma década depois do início dos testes com esta árvore. Embora o ministério garanta não haver impactos significativos sobre o Ambiente e ser uma excelente fonte de biomassa, os ambientalistas garantem que a energia produzida pela biomassa não traz benefícios para o clima e alertam para o facto de o eucalipto exigir enormes quantidades de água, estimular os incêndios e poder tornar-se uma espécie invasora. Por outro lado, 65 cientistas avisam que a nova política do eucalipto nos EUA vai acelerar a desflorestação e agravar as alterações climáticas. O eucalipto pode crescer depressa mas a sua queima liberta todo o carbono armazenado e a sua reabsorção levará dezenas de anos. Recorde-se que o Brasil já aprovou uma árvore de eucalipto transgénico desenvolvida pela FuturaGene. OIA News.
  • Republicanos do Texas suspeitam que uma offshore nas Bermudas serve para financiar ativistas contra a fraturação hidráulica nos EUA e favorecer a venda de gás natural russo. O alerta foi dado por Lamar Smith e Randy Weber, deputados com fortes ligações às energéticas locais. Responsáveis por várias organizações ambientalistas consideram as suspeitas como fazendo parte de uma nova teoria da conspiração. NP.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue