Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

terça-feira, 6 de junho de 2017

Glifosato: Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar processada por sonegar dados

Onda em Espinho, captada em 27dez2016 e originalmente publicada por Abílio Meneses 21mai2017
  • O grupo de Os Verdes/EFA no Parlamento Europeu acaba de processar a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) passado um ano de tentativas para obter acesso a documentos utilizados para a avaliação do glifosato em 2015. Vale a pena (reler) Os truques do glifosato ou de como a saúde das pessoas é uma grande treta, publicado por este blogue em 30 de maio.
  • Era uma vez um pesticida que foi aplicado em aquacultura de salmão para eliminar uma praga de piolhos. Passado algum tempo verificou-se que as águas de 45 lagos escoceses estavam contaminadas. A pedido da Scottish Aquaculture Research Forum, a Scottish Association for Marine Science investigou e concluiu que o benzoato de emamectina contido no pesticida era o responsável não só pela contaminação das águas como também pelo extermínio de lagostas, caranguejos e outros crustáceos. Posteriormente, um segundo relatório apareceu contrariando estas conclusões. Depois de muitas pressões legais, descobriu-se o envolvimento da gigante norte-americana Merck, que tudo fizera para manter em segredo não só os nomes dos revisores como as conclusões. Tudo com o objetivo de tentar evitar a retirada do pesticida do mercado. The Herald.
  • A central a carvão de Brayton Point, em Massachusetts, vai encerrar definitivamente. É a última central a carvão a fechar depois de produzir energia durante 57 anos. MASS Live.
  • Trump pode despoletar uma guerra comercial ao romper o acordo de Paris, dizem peritos na matéria, alegando que os outros países podem reagir aplicando tarifas sobre os produtos americanos, como o aço, que poderá ficar mais barato do que o aço produzido pela concorrência. CNN.
  • Os municípios que investiram no setor ambiental tiveram menores taxas de internamento por doenças diarreicas em crianças, conclui investigação de Marina Kolland Dantas, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) da USP. EcoDebate.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue