sexta-feira, 12 de maio de 2017

Iberdrola acusada de manobra ilícita para inflacionar preços da eletricidade


Foto: Jorge Sierra/WWF/PA
  • A ribeira de Calvelos foi alvo de descarga ilegal de efluentes domésticos e industriais a 100 metros do local onde desagua no rio Vizela, em Fafe. Como até agora as várias queixas apresentadas por moradores não surtiram qualquer efeito junto das entidades competentes, a Quercus exige uma investigação rápida e eficaz aos casos de poluição ocorridos no rio Vizela para que se identifiquem os responsáveis e as causas. JN.
  • A empresa portuguesa Kymaner concluiu com êxito os ensaios em laboratório da turbina de ar biradial construída para aproveitamento da energia de ondas no âmbito do projeto europeu OPERA. Depois dos ensaios em seco no laboratório do IST, a turbina seguirá para Espanha, onde iniciará os testes de operação no mar no Golfo da Biscaia numa central de ondas e num dispositivo de conversão de energia das ondas fabricado em Espanha. Jornal da Economia do Mar.
  • O Supremo Tribunal espanhol admitiu uma queixa contra a energética Iberdrola por esta ter alegadamente inflacionado o preço da luz. As Finanaçs tinham acusado a Iberdrola de urdir um plano ilícito no inverno de 2013, pela qual foi, aliás, multada em 25 milhões de euros já em 2015. El Diario.
  • A fabricante alemã de painéis solares SolarWorld abriu falência por não aguentar a concorrência asiática. 400 para o desemprego, lamenta a DW.
  • O exército tunisino foi convocado para proteger poços de gás e petróleo contra protestos e greves motivados pela pobreza crescente. DW.

Sem comentários: