Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

terça-feira, 25 de abril de 2017

Os vencedores dos Prémios Goldman 2017 já são conhecidos

  • Cientistas europeus, Paolo Bombelli, Christopher J. Howe, Federica Bertocchini -, descobriram uma lagarta, a Galleria mellonella -, que come sacos de plástico, o que poderá significar uma maneira de combater a ubiquidade dos resíduos plásticos.
  • O governo britânico está a ser criticado pelo atraso na publicação de um plano de luta contra a poluição do ar cujo prazo limite de apresentação fora estabelecido, pelo Supremo Tribunal, para ontem. Tudo porque os ministros pediram para dilatar o prazo devido à recente convocação de eleições legislativas antecipadas. The Guardian.
  • A Zâmbia está a regressar ao consumo intensivo do carvão devido à queda de produção de energia elétrica provocada pela escassez de chuvas que não alimentam as albufeiras. DW.
  • Vencedores dos Prémios Goldman 2017: Uroš Macerl (Eslovénia): impediu que uma cimenteira coincinerasse coque com resíduos industriais perigosos; Rodrigue Katembo (República Democrática do Congo): obrigou uma petrolífera a abandonar o projeto de extração de petróleo no Parque Nacional Virunga através da denúncia de esquemas de suborno e corrupção; Mark! Lopez (EUA): persuadiu a Califórnia a fornecer testes de chumbo e descontaminação de casas de East Los Angeles contaminadas por uma fábrica de baterias durante mais de três décadas; Rodrigo Tot (Guatemala): conseguiu que um tribunal determinasse que o governo emitisse títulos de terras para o povo Q'eqchi e impedisse a extração de níquel na região; Prafulla Samantara (India): liderou uma histórica batalha legal de 12 anos que afirmou os direitos de terra dos indígenas Dongria Kondh e protegeu as Niyamgiri Hills de uma enorme mina de minério de alumínio a céu aberto; Wendy Bowman  (Austrália): impediu uma poderosa mineira de se apoderar da sua quinta e protegeu a sua comunidade no Hunter Valley de poluição e destruição ambiental.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue