Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Lagar polui ribeira do Alvorão

Apesar de todos os esforços de sensibilização e de já terem começado as obras do saneamento na Rexaldia e Chancelaria, a ribeira do Alvorão corre completamente negra e com cheiro a águas russas de lagar, denuncia Mário Costa em Vamos salvar o rio Almonda.
  • O consórcio Eni-Galp já tem autorização do governo para fazer o furo de exploração petrolífera a 46 Km ao largo de Aljezur, Alentejo. Público 28jan2017.
  • Tribunal Administrativo considerou ilegal a tarifa da água aplicada pela autarquia de Olhão a partir de 2015, informa o Olhão Livre. «A cobrança indevida cobrada aos cidadãos e às empresas do Concelho de Olhão deve rondar os 3 milhões de euros. Essa cobrança é indevida por, apesar ter entrado em vigor em janeiro de 2015, apenas foi retificada pela CM de Olhão em março de 2016.» Além disso, o Presidente da Câmara e um dos seus Vereadores não deveriam ter participado na votação dessa decisão porque eram membros do Conselho de Administração da Ambiolhão.
  • O concelho de Westminster é pioneiro na cobrança de taxa extra para estacionamento de automóveis a gasóleo. Em Marylebone, com a aplicação de 50% sobre a atyual taxa, um hora de estacionamento passará a custar 2,45 libras. The Guardian.
  • Um oleoduto da Magellan Midstream Partners L.P derramou centenas de milhares de litros de gasóleo em Worth County, no norte do estado do Iowa. The Des Moines Register.
  • Um grupo de congressistas do Estado do Wyoming quer multar as empresas produtoras de energia eólica ou solar. Trata-se duma ameaça ao projeto Chokecherry e Sierra Madre, no centro-sul daquele estado, que vai ter mil turbinas e gerar eletricidade para cerca de um milhão de habitações num Estado cuja população é de apenas 584 mil pessoas. JN. O estado do Wyoming já não nos surpreende. Sabia que é proibido, neste estado, tirar uma fotografia a um rio poluído com o objetivo de colher provas incriminatórias é proibido? E que, apesar de neste estado ter havido mais de 500 derrames de petróleo, a Wyoming Oil and Gas Conservation Commission não passou nenhuma multa em 2013?
  • O Banco Mundial continua a fomentar projetos de combustíveis fósseis em detrimento de opções mais limpas, denuncia o Bank Information Center.

Sem comentários: