segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Reflexão - Controlo natural da acácia-de-espigas

Imagem extraída daqui.

Depois de autorizada a libertação do agente de controlo natural para a acácia-de-espigas (Acacia longifolia) em julho de 2015, à qual se seguiu a primeira campanha de libertação, terminou recentemente a segunda campanha de libertação do insecto-australiano-formador-de-galhas (Trichilogaster acaciaelongifoliae) em Portugal.

Entre 20 de novembro e 7 de dezembro de 2015 decorreu a primeira campanha de libertação: mais de 400 fêmeas de Trichilogaster acaciaelongifoliae, oriundas da África-do-Sul, foram libertadas em sete locais ao longo do litoral Português e em Coimbra. Desta primeira campanha de libertação resultou a formação de cerca de 50 galhas em acácia-de-espigas, observadas no Perímetro Florestal das Dunas de Cantanhede (Tocha), na Mata Nacional das Dunas de Quiaios, na Mata Nacional de Leiria (São Pedro de Moel) e em Coimbra.

Entre novembro e meados de dezembro de 2016 decorreu a segunda campanha de libertação, tendo sido libertadas mais de 1800 fêmeas  de Trichilogaster acaciaelongifoliae, também oriundas da África-do-Sul, em perto de 20 locais ao longo do litoral entre Esposende e Marinha Grande. Na próxima Primavera/Verão serão feitas monitorizações do estabelecimento e efeito deste agende de controlo natural.

Sem comentários: