Rio Paiva. Foto de Luís Miguel Rodrigues.
- Manifestação anti-nuclear: 5ª feira, 12 janeiro, Lisboa - em frente ao consulado de Espanha: pelo encerramento da central nuclear de Almaraz. Posteriormente, em 4 de fevereiro, sábado, tembém em Lisboa, haverá uma conferência internacional sobre o nuclear e Almaraz. TSF.
- A Galiza é o líder espanhol em energia geotérmica instalada, uma vez que tem um valor de 0,39 unidades por mil habitantes, muito mais elevados do que os valores alcançados pelo resto das regiões onde Madrid, Catalunha e o País Basco atingem 0,15 unidades por mil habitantes. Energías Renovables.
- O investimento em energias renováveis no Reino Unido deverá cair 95% nos próximos três anos por causa dos cortes de subsídios. The Guardian.
- A ClientEarth e a Deutsche Umwelthilfe iniciaram uma ação legal contra o governo alemão por não ter conseguido lidar com as emissões ilegais de amónia no país há mais de meia década. Client Earth.
- Viver perto de vias rodoviárias pode aumentar o risco de patologias associadas à demência, como o Alzheimer, conclui um estudo realizado durante 11 anos no Canadá. RTP.
- O futuro secretário de energia dos EUA, Rick Perry, distribuiu biliões de subsídios e incentivos fiscais a empresas enquanto governador do Texas. Um deles foi de 30 milhões, para um grupo de energia que descobriu-se depois ser fantasma. A Chevron receu 12 milhões em 2013 para construir um prédio de escritórios no centro de Houston, mas 3 anos depois a construção ainda não tinha começado. ProPublica.
- O terreno de um aterro em Charlotte, encerrado há cerca de 50 anos, vai ser aproveitado para instalar uma central solar. The Charlotte Observer.
- O aproveitamento de biomassa talvez não contribua para o desenvolvimento rural em termos de emprego, dizem economistas da Oregon State University. Seria preciso muito investimento público para implantar recursos em zonas rurais e remotas e a tendência atual é aplicar esses recursos em zonas já estabelecidas ou consolidadas. Terra Daily.
- Uma explosão numa casa de banho causada por uma mistura de metano, amoníaco e sulfureto de hidrogénio provou um morto e vários feridos num bairro de Yulin, no norte da China. Mirror.
Sem comentários:
Enviar um comentário