- Já ouviram falar de luz por gravidade? Uma geringonça que produz luz sendo apenas necessário levantar um peso. Melhor do que descrever por palavras será mais fácil ver como funciona. Via CNBC.
- O porto de Sines sofreu um derrame de petróleo. A Quercus exige o apuramento de responsabilidades e a salvaguarda dos valores ambientais.
- Dezenas de ciclistas protestaram junto do ministério dos transportes em Dublin pela falta de infraestruturas seguras para os utilizadores da bicicleta naquela cidade. O protesto foi despoletado pelo atropelamento mortal de Donna Fox, de 30 anos, por um camião quando pedalava para o trabalho. The Irish Times.
- A plataforma Clair, da BP, instalada no Mar do Norte, a 75 Km das ilhas Shetland, foi palco de um derrame de combustível. A petrolífera considera que a melhor maneira de lidar com o derrame será deixálo ser paulatinamente disperso pelas águas. The Scotsman.
- O ministro da energia de Moçambique, Pedro Couto, foi demitido. A decisão foi tomada um mês antes da italiana ENI assinar um projeto de extração offshore de gás avaliado em dezenas de biliões de dólares. Yahoo.
- Milhares de vietnamitas manifestaram-se junto de uma fábrica de aço exigindo o seu encerramento para acabar com o constante despejo de resíduos tóxicos no mar e consequente extermínio de muito peixe. A empresa Formosa já foi multada em 500 milhões de dólares pelas mesmas razões. Terra Daily.
- A Sea Shepherd Gklobal exibiu a sua nova arma contra a captura de baleias por parte do Japão. Trata-se de um novo barco extremamente rápido e robusto. Construído na Holanda, o Nemesis custou 8,3 milhões de euros subsidiados por lotarias britânicas e inclui um potente canhão de água capaz de, por exemplo, ejetar água para bloquear a visão dos baleeiros. Terra Daily.
Sem comentários:
Enviar um comentário