Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

domingo, 24 de janeiro de 2016

Carrapateira contra exploração de petróleo

Áreas para as quais foram concedidas licenças e contractos de exploração de 
petróleo e gás assinados em Portugal.
  • A população da Carrapateira, Aljezur, começou a mobilizar-se contra a prospeção de petróleo e gás na Costa Vicentina. A exploração por fraturação hidráulica está prevista no contrato da Petrofuel de Sousa Cintra e apesar de ainda não se estar nessa fase os receios já são muitos. Até porque o próprio secretário de Estado das Pescas, o algarvio José Apolinário, ainda não disse nada sobre o assunto. DN.
  • Depois das cheias que afetaram o centro e norte do país, a Agência Portuguesa do Ambiente apresentou os planos de gestão dos riscos de inundações. Entre as medidas de combate aos prejuízos, está o reforço da sensibilização entre as populações e a fiscalização. RTPExemplos de Planos de Gestão de Riscos de Inundações.
  • «Como construir uma Cidade Verde»: conferência internacional que reúne personalidades que contribuíram para a implementação de boas práticas ambientais a nível mundial. Segunda-feira, 25 de janeiro, 15h, no Laboratório da Paisagem, em Guimarães. Esta cidade é candidata a Cidade Verde Europeia.
  • O presidente da Águas do Ribatejo, Francisco Oliveira, manifestou a disponibilidade da empresa intermunicipal para colaborar com o grupo de trabalho que está a ser criado pelo Ministério do Ambiente com o objetivo de proteger os rios, assegurando a redução dos níveis de poluição causados pelo deficiente tratamento de algumas indústrias e sistemas públicos. Francisco Oliveira, que é também presidente da Câmara de Coruche, destaca a importância do investimento no saneamento com o exemplo que a Águas do Ribatejo teve recentemente no concelho de Torres Novas, onde a entrada em funcionamento das novas ETAR de Torres Novas e Riachos, e a melhoria da fiscalização por parte das autoridades junto dos sistemas de tratamento nas indústrias, já se traduz numa melhoria da qualidade da água no Rio Almonda e seus afluentes. Rede Regional. Ora aqui está um excelente exemplo de relações públicas a funcionar na perfeição. Como se a Águas do Ribatejo não existisse para garantir a boa qualidade da água pela qual as populações lhe pagam e bem.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue