Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

domingo, 20 de dezembro de 2015

Life Charcos alerta para kit com ovos de triops

  • Com o Natal à porta, a oferta de brinquedos é cada vez maior, mas não necessariamente melhor. Este kit com ovos de triops pode trazer uma ameaça para a nossa biodiversidade e o princípio da precaução deve ser adotado. O LIFE Charcos aconselha a não comprar. Caso já tenha comprado ou conheça quem comprou, tenha o cuidado de não libertar na natureza quando se cansar de os ter em casa. Este triops é americano, por isso exótico, e não se conhece o seu comportamento na nossa natureza podendo ser, ou não, invasor. Em Portugal existem 2 espécies de triops, "primos" deste americano. Um deles, o vicentinus, só existe na costa vicentina, por isso é endémico. Qualquer perturbação que o triops americano cause na costa vicentina, pode ameaçar o nosso triops! As ameaças começam quando o americano compete pelos mesmos recursos do vicentinus e este "enfraquece" podendo desaparecer. Apesar de não haver estudos que comprovem isto, já temos outros exemplos de 'pets' ou animais exóticos domesticados que foram libertados na nossa natureza e os problemas ambientais causados. LIFE Charcos.
  • A fábrica de extração de óleo alimentar da Alcides Branco & C.ª SA, que opera na Lameira de Santa Eufémia, Luso-Mealhada, voltou a funcionar e a poluir, contrariando uma decisão judicial em vigor que impede a referida empresa de laborar se esta produzir qualquer tipo de mau cheiro.
  • Um Mar a Proteger, Documentário LIFE+ MarPro. Youtube (26:33)
Imagem retirada daqui.
  • Almeria está rodeada por um imenso mar de estufas onde se produz artigos hortícolas para toda a Espanha e não só. O cheiro a plástico e a químicos paira no ambiente. A maior parte dos trabalhadores são imigrantes, especialmente marroquinos, sujeitos a salários de miséria e trabalhando em condições semelhantes às de escravos. Escravo marroquino em El Ejido, Espanha, é precisamente um documentário de 2011 que descreve o sofrimento de trabalhadores migrantes nestes complexos de estufas. A própria Antena3 espanhola dedicou um programa, - Mar de Plástico -, a este problema. Para além de uma série de direitos humanos constantemente violados, há importantes impactos ambientais a registar. Os efluentes dos adubos e químicos aplicados nestes complexos de estufas são drenados para o Mediterrâneo, que assim é contaminado por resíduos químicos dos adubos, herbicidas e pesticidas nos cultivos.  
  • Desde 2000, a produção de carvão na Indonésia aumentou cinco vezes para alimentar a crescente procura interna de eletricidade e os mercados asiáticos. A pegada ecológica é desastrosa: a floresta está a ser dizimada e a poluição contamina rios e arrozais. e360.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue