Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Cientistas de Coimbra lançam vespas contra a praga das acácias-de-espigas

Imagem retirada daqui.
  • Milhares de insetos vieram da África do Sul para ajudar a controlar uma planta invasora da zona costeira portuguesa: a acácia-de-espigas. Numa primeira fase, a Trichilogaster acaciaelongifoliae vai ser lançada entre a Figueira da Foz e São Jacinto, pela mão de investigadores de Coimbra. Antena1. Oxalá esta vespa parasita, original da Austrália e posteriormente introduzido na África do Sul, não venha abrir uma nova caixa de Pandora, isto é, não evolua para uma qualquer praga para a qual teremos que usar químicos vendidos por um laboratório muito prestável e conveniente.
  • A câmara municipal de Olhão pretende duplicar para 800 lugares a capacidade do atual porto de abrigo de barcos de recreio, que passaria a ocupar toda a frente ribeirinha, depois da passagem das embarcações de pesca artesanal para dentro do porto de pesca. Mas há quem pense que a autarquia está a colocar os interesses dos turistas à frente dos interesses dos cidadãos locais uma vez que o projeto em causa vai obrigar os pescadores de pesca artesanal a deslocalizarem-se para mais de 2 Km do atual porto de pesca. Os adversários do projeto alegam que a ideia já tinha sido abandonada por representar enormes impactos ambientais.
  • O esgoto do Cais T e o esgoto do Porto de Recreio continuam a lançar efluentes não tratados, que contaminam a Ria Formosa, muito embora a autarquia apregoe a implantação de uma ETAR.
  • O representante da Nicarágua na cimeira do Clima em Paris, diz que o seu país não vai fazer qualquer promessa nem apresentar qualquer plano de combate às alterações climáticas. Sublinha que não está sozinho, que os representantes da Venezuela, das Bolívia, da Argentina, de El Salvador e da Índia vão tomar a mesma atitude. Alega que não vão apresentar nenhuma contribuição a nível voluntário porque isso mataria o conceito da responsabilidade histórica que recai sobre os países que mais poluem. TD.
  • O mês passado a Comissão Europeia aprovou o flupyradifurone, que está a ser vendido sob a marca de Suivanto Prime. Trata-se de um inseticida da classe das butenolidas, fabricado pela Bayer. A empresa diz que o produto é mais seguro do que os neonicotinoide, - responsáveis pelo extermínio de imensas colónias de abelhas -, mas que os neonicos quer as butenolidas são sistémicas, persistentes e altamente tóxicas para as abelhas adultas. O produto já foi rapidamente lançado nos EUA, México, Nicarágua, Guatemala, Honduras e na República Dominicana apesar da ausência de investigação científica a garantir a segurança do seu uso.
  • Goxu Mbath é uma zona da cidade de Saint Louis, Senegal, que está a desaparecer sob o avanço, por um lado, do mar, e, pelo outro, do rio. Não há defesas que impeçam esta tendência. A comunidade está implantada na Langue de Barbarie, onde vivem 120 mil pessoas. TD.
  • O estado do Maine deixou de revelar publicamente pormenores acerca de carregamentos e transporte de crude por comboio dentro do seu território. Os ativistas locais criticam esta atitude por colocar em risco a segurança pública. Reuters.
  • Beijing ordenou o encerramento de centenas de fábricas e aconselhou os meninos a não irem para a escola porque a poluição do ar ultrapassara 25 vezes os limites de segurança. TD.
  • E esta, heim? Chuck Norris já avisou que não vai em cantigas e que não vai comer salmão transgénico. Não acredita que seja seguro para a saúde, como aliás muitos cientistas já disseram. True Activist.

Sem comentários: