Salto do Cabrito, S. Miguel-Açores. Foto de Pedro Silva
4out2o15.
- As renováveis têm feito baixar o custo da energia aos consumidores britânicos, garante um estudo da Good Energy. EDIE.
- O rascunho do próximo acordo climático fomenta o apartheid, acusa a delegação sul-africana às negociações, para quem os interesses dos mais pobres foram negligenciados. Prevê-se mais negociações duras que poderão desembocar num texto final difícil de interpretar e de aplicar. RTP
- O plano do Canadá para reduzir as suas emissões de gases de efeito de estufa merece nota negativa, admite Jake Schmidt, diretor do International Program at the Natural Resources Defense Council. Primeiro, porque a persistência na extração de gás e petróleo das areias de xisto vai aumentar as emissões três vezes em relação aos números de 2005. Segundo, porque o país falhou no compromisso assumido em Copenhagen 2009 de reduzir, até 2020, as emissões em 17% abaixo dos números de 2005. Finalmente, porque o primeiro-ministro Harper prometera, em 2009, numa reunião do G8, reduzir as emissões de carbono em 80% até 2050 e agora pretende reduzir aquela percentagem e prolongar o prazo de execução. Switchboard.
- Não é por acaso que os vietnamitas chamam Nove Dragões ao delta do Mecão. É lá que desaguam os seus 9 afluentes, que tornam a zona um dos principais celeiros do mundo. Uma série de barragens e a extração massiva de areia ameaçam, no entanto, este cenário. Para já, a erosão leva 5 Km2 de terra por ano e a subida do nível das águas do mar ameaçam enormes faixas costeiras. BBC.
Sem comentários:
Enviar um comentário