Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

sábado, 26 de setembro de 2015

Barragem do Fratel recebe 10 vezes mais água do que o normal – porquê?

Imagm retirada daqui.
  • O caudal na barragem do Fratel tem estado a receber 384 m3/segundo, cerca de 10 vezes mais que o normal a entrar de Espanha. O ProTejo – Movimento Pelo Tejo não hesita em denunciar o truque: estão a tentar limpar o Tejo da poluição por causa da manifestação de hoje, 26 de setembro. «Começou a lavagem do Tejo há 48 horas, que é para as pessoas que aderirem à manifestação não verem a espuma e a água preta. As hidroeléctricas estão por dentro desta lavagem e a nossa APA-agencia portuguesa do ambiente que tutela as barragens também está por dentro. O nosso Ministro do Ambiente idem, pois é uma cadeia vertical de comando», sublinham os responsáveis da ProTejo. «Se estamos em regime de seca, porquê largar toda esta água nesta altura?» interrogam-se.
  • Os municípios britânicos investiram 14 biliões de libras dos seus fundos de pensões em combustíveis fósseis. Manchester lidera com 1,3 bilião, seguido por Strathclyde e West Yorkshire. ELN.
  • No Reino Unido, a eletricidade produzida pelas renováveis ultrapassou a que é produzida pelas centrais a carvão. Houve um aumento de 16,7%  entre abril e junho de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado. Daily Telegraph
  • Representantes da Shell, da Statoil, da RWE, da BP, da Total, do BG Group, da ENI, da BHP Billiton e da GE uniram-se numa task force de aconselhamento de governos sobre políticas de energia limpa. Chama-se Energy Transitions Commission e tem o apoio da consultora McKinsey e conta com um orçamento de 6 milhões de dólares. Reuters. Mais greenwashing a todo o vapor, mais um embuste colossal. 
  • Professores e ambientalistas australianos estão furiosos por causa de um pacote pedagógico  distribuído nas escolas e que liga o ativismo ambiental e a música alternativa ao terrorismo. Responsáveis educativos consideram que o pacote vem lançar o medo, a desconfiança e o ódio, tendo até um dos seus autores sublinhado que o pacote não se destinava a escolas mas a líderes de comunidades locais.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue