Ilheu
de Vila Franca, Açores. Foto: Pedro Silva 14jun2014.
- A Associação Amigos do Calhau lervou a cabo uma ação de limpeza de plantas infestantes (cerca de 300 quilos de Carpobrotus (cacto-chorão), na Praia das Milícias, em S. Roque, Açores.
- A apanha de bivalves está proibida em diversas zonas da costa de Portugal continental, incluindo o Estuário do Lima, litoral de Matosinhos, litoral de Aveiro e Ria de Aveiro, estuário do Mondego, no litoral entre Peniche e Lisboa, e ainda na Ria Formosa, devido à presença de toxinas causadoras de intoxicação diarreica e amnésica.
- O Ministério da Agricultura lançou um plano de emergência para combater a vespa do castanheiro. A praga foi detada pela primeira vez em Portugal, no final de maio, e pode ter um impacto na economia de 40 milhões de euros anuais. Em toda a Europa, o inseto chinês já destruiu quase metade da produção de castanha.
- Despejo ilegal de Pneus em pleno Parque Natural da Serra da Estrela pode levar a multa até 200 mil euros.
- A situação das tartarugas marinhas em São Tomé e Príncipe é “péssima”, segundo um recente levantamento feito pela Marapa-Mar, Ambiente e Pesca Artesanal. Centenas continuam a ser capturadas para servirem de alimento ou para venda, enquanto ninhos são destruídos por cães e outros animais. Mas esta maré pode mudar, se uma lei recente que finalmente proibiu a caça à tartaruga no país for levada à prática.
Sem comentários:
Enviar um comentário