domingo, 16 de março de 2014

Demolições na orla costeira avançam já em junho


Ponta da Ajuda, S. Miguel, Açores. Foto: Pedro Silva 4mar2014. 
  • O governo regional dos Açores publicou o último relatório sobre a Monitorização da Qualidade da Água das Lagoas de São Miguel, que inclui a comparação de resultados entre 2009 e 2012. As Lagoas do Fogo e Azul das Sete Cidades, encontram-se num estado de oligotrofia, enquanto que a Lagoa Verde das Sete Cidades é classificada como eutrófica, à exceção do ano de 2009, que também atingiu valores caraterísticos de meios oligotróficos. As Lagoas do Canário e Empadadas Norte e Sul encontram-se num estado de mesotrofia. As Lagoas das Furnas, São Brás e Congro classificam-se como eutróficas, embora esta última no ano de 2012 atingisse valores de mesotrofia. 
  • Vão ser demolidas mais de 800 construções na orla costeira, devendo as primeiras começar em São Bartolomeu do Mar, Esposende, já no próximo mês de junho.
  • A Fundação Luso e a Quercus vão plantar 24 mil árvores durante os próximos três anos, em 24 hectares da Serra do Buçaco, no concelho da Mealhada, onde se situa a zona de recarga do aquífero mineral da Água de Luso.
  • O governo francês proibiu o cultivo de milho transgénico da Monsanto, alegando que o seu cultivo, sem medidas de gestão adequadas, representaria riscos graves para o ambiente, assim como perigo de propagação de organismos danosos. 
  • O rododendro pode vir a ser proibido no Reino Unido. A União Europeia alega que se trata de uma espécie invasiva e que pode prejudicar os ecossistemas.

Sem comentários: