Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

domingo, 16 de março de 2014

Demolições na orla costeira avançam já em junho


Ponta da Ajuda, S. Miguel, Açores. Foto: Pedro Silva 4mar2014. 
  • O governo regional dos Açores publicou o último relatório sobre a Monitorização da Qualidade da Água das Lagoas de São Miguel, que inclui a comparação de resultados entre 2009 e 2012. As Lagoas do Fogo e Azul das Sete Cidades, encontram-se num estado de oligotrofia, enquanto que a Lagoa Verde das Sete Cidades é classificada como eutrófica, à exceção do ano de 2009, que também atingiu valores caraterísticos de meios oligotróficos. As Lagoas do Canário e Empadadas Norte e Sul encontram-se num estado de mesotrofia. As Lagoas das Furnas, São Brás e Congro classificam-se como eutróficas, embora esta última no ano de 2012 atingisse valores de mesotrofia. 
  • Vão ser demolidas mais de 800 construções na orla costeira, devendo as primeiras começar em São Bartolomeu do Mar, Esposende, já no próximo mês de junho.
  • A Fundação Luso e a Quercus vão plantar 24 mil árvores durante os próximos três anos, em 24 hectares da Serra do Buçaco, no concelho da Mealhada, onde se situa a zona de recarga do aquífero mineral da Água de Luso.
  • O governo francês proibiu o cultivo de milho transgénico da Monsanto, alegando que o seu cultivo, sem medidas de gestão adequadas, representaria riscos graves para o ambiente, assim como perigo de propagação de organismos danosos. 
  • O rododendro pode vir a ser proibido no Reino Unido. A União Europeia alega que se trata de uma espécie invasiva e que pode prejudicar os ecossistemas.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue