Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

A quem interessa a privatização da empresa que trata e valoriza 60% dos resíduos urbanos de Portugal?



Foto: Sol

  • A Ribeira dos Milagres sofreu mais uma descarga poluente. Esta será a vergonha mais pestilenta de Portugal. Será preciso a trampa das suiniculturas começar a entrar pelas portas dos autarcas e a sair pelas torneiras das casas dos ministros para o problema ser resolvido?
  • O governo de Passos-Portas quer privatizar a Empresa Geral do Fomento, sub-holding do Grupo Águas de Portugal responsável pelo tratamento e valorização energética dos resíduos sólidos urbanos produzidas por cerca de 60% da população de Portugal. Assim de repente, sem debate público, prolongado e profundo como o que tem sido alimentado por casos mediáticos como a onda do Meco ou o atraso do início de um jogo de futebol, dir-se-ia estarmos perante uma cena de brincadeira de rapazes. Mas, bem vistas as coisas, estamos perante gente sem escrúpulos, apostada não só em destruir o que de bom tem sido feito no setor público mas também em oferecer ao privado oportunidades de ouro com evidentes prejuízos para os cidadãos.
  • A introdução de um sistema eletrónico de registo de notas de transferência de resíduos vai poupar 8 milhões de libras ao Reino Unido.
  • As comunicações de telefones fixos e móveis e de correio eletrónico dos representantes dos governos à cimeira do clima em Copenhagen, Dinamarca, em 2009, foram escutadas e monitorizadas pela secreta da NSA, denuncia um documento divulgado por Edward Snowden.
  • Dezenas de manifestantes concentraram-se em frente da sede da Monsanto em St Louis apelando aos acionistas reunidos para deixarem de lutar contra as moratórias que exigem rótulos nas embalagens contendo produtos ou ingredientes transgénicos.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue