Foto: Franco
Banfi/Barcroft Media
- Nos mares dos Açores, pescadores espanhóis desmembram tubarões azuis antes de chegarem a terra, o que é proibido por uma diretiva da União Europeia. A denúncia é da Sharkproject, que já fez deslocar representantes ao arquipélago. Convém relembrar e sublinhar que Portugal votou contra o fim das exceções que permitiam cortar barbatanas de tubarões nos navios. Todos os eurodeputados portugueses, de todos os partidos, menos um, Rui Tavares, votaram a favor da continuação do corte de barbatanas: Maria de Graça Carvalho, Carlos Coelho, Paulo Rangel, Mário David (do PSD), Capoulas Santos, Correia de Campos, Edite Estrela, Ana Gomes, Vital Moreira (do PS), Diogo Feio (do CDS), Marisa Matias, Alda Sousa (do BE), João Ferreira, Inês Zuber (do PC). Também convém relembrar que, já em dezembro de 2012, o secretário de Estado dos Assuntos do Mar, Manuel Pinto de Abreu, avisara que a proibição comunitária de remoção das barbatanas de tubarão a bordo iria aumentar as dificuldades no setor da pesca.
- O cheiro a asfalto incomoda moradores e empresários turísticos na zona de lazer da Barca, na Madalena do Pico. RTP.
- Praia de carcavelos com bandeira vermelha após banhistas se terem queixado de comichão e irritação na pele. RTP.
- As obras de construção da barragem de Veiguinhas começaram. A Quercus considera a situação ilegal, uma vez que o projeto ainda não obteve o visto do Tribunal de Contas. Além disso, lamenta que a Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, S.A. tenha avançado com as obras em plena época de reprodução de muitas espécies da fauna selvagem, tenha feito tábua rasa de duas providências cautelares e de uma ação principal para a suspensão desta obra em plena Rede Natura 2000 (Zona de Protecção Especial para as Aves, Sítio de Importância Comunitária) e no Parque Natural de Montesinho e tenha rejeitado soluções mais baratas e com menor impacto.
- Sabe quantos derrames de petróleo houve no Mar do Norte durante o mês passado nas plataformas petrolíferas da BP e da Shell? Cerca de duas por dia, revela o Guardian.
- Várias organizações de apicultores estão a processar o ministério do Ambiente dos EUA no sentido de o obrigar a retirar um novo pesticida que foi registado. O sulfoxaflor é muito tóxico e pertence à subclasse dos neonicotinoides relacionados com o declínio global das abelhas. Beyond Pesticides.
- Coca-Cola e WWF de mãos dadas a caminho da sustentabilidade. Pois, pois. Nunca o greenwashing foi tão sofisticado. A fama já vem de longe...
1 comentário:
"Praia de carcavelos com bandeira vermelha após banhistas se terem queixado de comichão e irritação na pele. RTP." - atualização A Câmara de Cascais revelou nesta quinta-feira que as análises feitas à água do mar da praia de Carcavelos, que ficou interdita a banhos na quarta-feira, confirmaram a presença de microrganismos que provocam alergias.
“Excessiva presença nas águas de microrganismos marinhos que, em determinadas condições climatéricas, nomeadamente calor excessivo, libertam substâncias potencialmente causadoras de alergias a pessoas mais sensíveis”, revelaram as análises realizadas por "um laboratório independente" que trabalha regularmente para a Câmara de Cascais.
A autarquia sublinhou que não há registo de outras ocorrências noutras praias do concelho, circunscrevendo-se o problema apenas à praia de Carcavelos. “A presença destes microrganismos foi confirmada, até ao momento, apenas e só em parte da praia de Carcavelos, com maior incidência na zona nascente (Forte de São Julião da Barra)”, lê-se num comunicado enviado nesta quinta-feira pela autarquia.
A Câmara de Cascais refere ainda que está a aguardar os resultados das análises recolhidas por outras entidades competentes e que, por isso, continua a desaconselhar a ida a banhos. “Até que as autoridades responsáveis se pronunciem e até que esteja completamente afastado o cenário de presença destes microrganismos nas águas da praia de Carcavelos, a Câmara Municipal de Cascais desaconselha a ida a banhos em Carcavelos”, alertou a autarquia.
O comunicado dá ainda conta de que, de acordo com o corpo de nadadores-salvadores e com o Hospital de Cascais, não foi registado nenhum caso que motivasse intervenção médica.
A praia de Carcavelos esteve, na quarta-feira à tarde, interdita a banhos, depois de duas dezenas de banhistas terem apresentado “queixas de prurido”. A interdição foi levantada nesta quinta-feira, mas quer a Câmara de Cascais quer a Polícia Marítima desaconselharam a ida a banhos a “pessoas mais sensíveis e crianças”.
http://www.publico.pt/local/noticia/analises-confirmam-presenca-de-microorganismos-causadores-de-alergias-no-mar-de-carcavelos-1600001
Enviar um comentário