sexta-feira, 17 de maio de 2013

Lx Factory continua a despejar efluentes não tratados no Tejo


Foto: China Foto Press/Barcroft Media
  • A fatura da água em S. João da Madeira subiu 4 a 5% de 2011 para 2012. Labor. Prémio: o presidente da autarquia Manuel Castro Almeida (PSD) foi para o governo de Passos-Portas.
  • Nansi Hemming, artista galesa, fez do tronco de um eucalipto centenário um totem representando animais e plantas da região de Monserrate-Sintra. Público.
  • A LX Factory, do grupo Mainside, não trata os seus esgotos e lança-os num pluvial que é  afluente do caneiro de Alcântara que desagua no rio Tejo, junto à Doca de Santo Amaro, denuncia Cláudia Madeira, de Os Verdes, na Assembleia municipal de Lisboa.  Tudo isto acontece apesar de a SimTejo já ter concluído o encaminhamento de esgotos da zona ribeirinha para a ETAR de Alcântara. Definitivamente António Costa anda muito mais ocupado com outros assuntos que lhe dão mais visibilidade do que o efetivo tratamento de esgotos.
  • Um consórcio composto pelo grupo canadiano Borealis Infrastructure Management Inc., o Kuwait Investment Office e o Universities Superannuation Scheme Limited mostraram interesse em comprar a empresa de águas britânica Severn Trent.
  • A Islândia é o primeiro país do mundo a consumir energia totalmente produzida a partir de fontes renováveis.  Energias Renovables.
  • Manifestações contra a gigante de transgénicos Monsanto, em todas as capitais dos estados norte-americanos: Sábado, 25 maio. Tudo porque o Congresso norte-americano aprovou uma lei que proibe os tribunias de imporem a proibição da venda de sementes transgénicas da Monsanto. A Monsanto continua a merecer favores governamentais em troco de apoios concedidos enquanto os pequenos agricultores continuam a ser humilhados e subjugados ao poderio de uma empresa que se arroga o direito de querer ser detentora das patentes de todas as sementes.
  • Pela segunda vez num mês, milhares de pessoas concentraram-se em Kunming, no sul da China, manifestando a sua preocupação em relação aos impactos ambientais da implantação de uma fábrica de químicos. The Guardian.

Sem comentários: