Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

terça-feira, 26 de março de 2013

Nomes comuns para insetos endémicos dos Açores

  • 12 espécies de insetos endémicos dos Açores já têm nomes comuns. 
  • Milhares de peixes vão ser lançados em vários rios em Portugal para combater extinção das espécies. O projeto envolve a Quercus, o ISPA e a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa. 
  • A Quercus, o Geota e a LPN deram parecer desfavorável ao Estudo de Impacto Ambiental do empreendimento turístico da Mata de Sesimbra, que consideram ser um atentado contra o ambiente e ordenamento do território, uma vez que já existe oferta excessiva para toda a península, para onde está previsto um total de sete campos de golfe e de 30.000 camas. As associações consideram também que não foi feita uma avaliação rigorosa dos impactes sobre os recursos hídricos, abastecimento de água e saneamento básico, nem avaliados os impactes na biodiversidade e no património natural, designadamente sobre o Sítio de Importância Comunitária “Fernão Ferro” e sobre a Zona de Proteção Especial para as Aves “Lagoa Pequena”.
  • Várias organizações interpuseram recurso contra a autorização da Comissão Europeia para a importação de soja transgénica e sua comercialização incluída em alimentação humana e comida para gado. Alegam que a soja da Monsanto, de marca Intacta, produzida no Brasil,  não foi sujeita a qualquer tipo de avaliação de riscos exigida pelas normas europeias.
  • Uma plataforma de apicultores, conservacionistas e agricultores processa o ministério do Ambiente dos EUA acusando-o de nada ter feito para impedir o uso de neonicotinoides, tipos de pesticidas responsáveis pela mortandade de abelhas.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue