- 12 espécies de insetos endémicos dos Açores já têm nomes comuns.
- Milhares de peixes vão ser lançados em vários rios em Portugal para combater extinção das espécies. O projeto envolve a Quercus, o ISPA e a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa.
- A Quercus, o Geota e a LPN deram parecer desfavorável ao Estudo de Impacto Ambiental do empreendimento turístico da Mata de Sesimbra, que consideram ser um atentado contra o ambiente e ordenamento do território, uma vez que já existe oferta excessiva para toda a península, para onde está previsto um total de sete campos de golfe e de 30.000 camas. As associações consideram também que não foi feita uma avaliação rigorosa dos impactes sobre os recursos hídricos, abastecimento de água e saneamento básico, nem avaliados os impactes na biodiversidade e no património natural, designadamente sobre o Sítio de Importância Comunitária “Fernão Ferro” e sobre a Zona de Proteção Especial para as Aves “Lagoa Pequena”.
- Várias organizações interpuseram recurso contra a autorização da Comissão Europeia para a importação de soja transgénica e sua comercialização incluída em alimentação humana e comida para gado. Alegam que a soja da Monsanto, de marca Intacta, produzida no Brasil, não foi sujeita a qualquer tipo de avaliação de riscos exigida pelas normas europeias.
- Uma plataforma de apicultores, conservacionistas e agricultores processa o ministério do Ambiente dos EUA acusando-o de nada ter feito para impedir o uso de neonicotinoides, tipos de pesticidas responsáveis pela mortandade de abelhas.
Recortes de notícias ambientais e outras que tais, com alguma crítica e reflexão. Sem publicidade e sem patrocínios públicos ou privados. Desde janeiro de 2004.
terça-feira, 26 de março de 2013
Nomes comuns para insetos endémicos dos Açores
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário