Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Nemátodo do pinheiro com solução à vista?


Foto: EPA
  • + Ambiente é a nova oferta complementar disponibilizada aos alunos do oitavo ano do agrupamento de escolas André Soares, em Braga. Em + Ambiente, o património natural e cultural, as dinâmicas da biodiversidade, a ocupação humana e a sua preservação, são o programa a desenvolver. Procura-se refletir com os alunos sobre o impacto da ação humana no meio físico e nas comunidades de seres vivos, resultando deste trabalho o efeito minimizador dos malefícios humanos que comprometem a sustentabilidade do ambiente, visando uma expansão de atitudes ambientalistas. Correio do Minho.
  • Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra e da Escola Superior Agrária de Coimbra foi distinguida com o "Best Student Paper Award" graças ao desenvolvimento de um dispositivo que deteta a doença do nemátodo do pinheiro. Lusa/RTP. É muito bom saber que a comunidade científica portuguesa está empenhada na resolução deste problema grave que afeta a floresta portuguesa. Já aqui e aqui tínhamos referido outro tipo de investigações no mesmo sentido.
  • Os hipermercados Intermarché vão deixar de comercializar o óleo alimentar da marca Top Budget, produzido a partir de soja geneticamente modificada. Público.
  • Que mais irá acontecer às tribos índias do Dakota do Norte? Já lhes roubaram terras, já as expulsaram das suas terras depois de uma intervenção no rio Missouri. Agora, com o aparente beneplácito do governo de Obama, querem-lhes roubar mais de mil milhões de dólares em direitos de extração de gás de xisto via fraturação hidráulica... ProPublica.
  • Francois Hollande foi recebido com protestos por causa do apoio da francesa Areva à central nuclear de Jaitapur, em Maharashtra, Índia. Os ativistas e estudantes alegam a destruição de uma rica zona agrícola que dava que comer a muita gente em troca de uma central nuclear cujas garantias em termos de segurança ainda não foram dadas. Outlook India.
  • Nenhuma das 16 centrais nucleares japonesas cumpre as regas mínimas de segurança, revela uma investigação do Asahi Shimbun.

Sem comentários: