quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Fraturação hidráulica suspende investigação sobre contaminação de água


Foto: Daniel Hartley-Allen/Rex Features
  • "Lamento ter verificado que o nosso, bem português, Biosfera, programa de referência única e enorme relevância na cobertura de informação e conhecimento sobre assuntos ambientais, foi relegado para uma hora morta na vossa programação. Penso que não é assim que se promove a consciencialização dos portugueses para a melhoria do nosso ambiente e da nossa qualidade de vida, não é assim que se estimula a investigação da realidade, não é assim que se fomenta a busca de soluções para muitos problemas que afetam o nosso ambiente. Quero acreditar que esta decisão terá sido tomada sem ter em conta estes aspetos. Faço votos para que, a bem do Ambiente, revejam a V. programação e recoloquem o BIOSFERA numa hora bem mais merecedora da sua susbstância, pertinência e relevância para a melhoria da nossa qualidade de vida e para o serviço público que a nossa RTP tão bem tem cumprido."
Texto enviado ao Provedor do Telespetador da RTP (provedor.telespectador@rtp.pt).
  • O presidente da Câmara de Espinho garantiu que a empreitada de prolongamento da marginal terminará em julho, permitindo percorrer em contínuo a linha costeira entre Porto e Paramos, no extremo sul daquele concelho. "Em julho, será possível as pessoas virem da ponte D. Luís, no Porto, até à lagoa de Paramos, sempre a pé ou de bicicleta, como quiserem", explicou Pinto Moreira citado pela Lusa/Expresso. O que o atual presidente da autarquia de Espinho, o advogado Pinto Moreira, parece ter esquecido é que no passadiço não podem circular bicicletas. O seu homólogo de Vila Nova de Gaia, o médico Luís Filipe Menezes sabe disso e há muito que manda colocar avisos dessa proibição ao longo de todos os 19 km de passadiço que fez instalar na orla costeira do seu concelho entre a Afurada e a Ribeira do Mocho. Muitos não gostam e arrancam esses avisos, mas a empresa responsável pela manutenção não desiste de cumprir um dos objetivos implícitos no programa: educar para conservar e preservar.
  • O rio Kishon, em Israel, vai ser alvo de profunda limpeza e descontaminação levada a cabo pela canadiana EnGlobe. Green Prophet.
  • Uma investigação que estava a ser feita pelo ministério do Ambiente dos EUA à origem da contaminação de água em poços perto de Fort Worth, Texas, foi suspensa após a Range Resources ter ameaçado o ministério do Ambiente de não colaborar num estudo que está a ser feito sobre técnicas de extração de gás através da fraturação hidráulica.  AP/Washington Post.
  • O Japão planeia construir uma central eólica com 143 turbinas 16km ao largo de Fukushima, informa a New Scientist.

Sem comentários: