- A fusão dos Sistemas de Água do Norte do país em 4 empresas (Águas do Douro e Paiva, Simdouro, Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro e Águas do Noroeste) é um passo para a privatização dos serviços de água, um bem público e um serviço essencial cuja propriedade e gestão deve ser exclusivamente pública, defende Ilda Figueiredo (PCP). Caso o plano de fusão em marcha pelo governo de Passos-Portas se venha a concretizar, este trará o aumento generalizado dos tarifários e uma subida significativa do valor da fatura da água a pagar pelas famílias e empresas, acrescenta a eurodeputada. Público.
- Mais de 150 organizações enviaram uma carta aberta ao Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento, pedindo para que suspenda o subsídio de 40 milhões de dólares atribuído à Monsanto para desenvolver projetos de transgénicos na Bulgária, Hungria, Rússia, Sérvia, Turquia e Ucrânia. De facto, é preciso ter muita lata. Como pode a Europa dar um subsídio tão alto a uma empresa (1) que é a maior empresa de sementes do mundo, (2) que é a quarta maior empresa mundial de fertilizantes, herbicidas e pesticidas, (3) que é uma das 500 empresas mais ricas do mundo, (4) que até se deu ao luxo de pressionar com 8,1 milhões de dólares tanto político californiano para conseguir a rejeição de uma lei para a rotulagem dos alimentos transgénicos, (5) que foi processada pelo governo indiano por biopirataria, (6) que foi processada por agricultores brasileiros e norte-americanos, (7) e que contribuiu para a vaga de suicídios de agricultores indianos endividados por não poderem pagar as sementes e os químicos que a Monsanto garantira iriam aumentar as suas produções?
- 1200 centrais a carvão vão ser implantadas em 59 países, três quatos das quais apenas na Índia e na China. Bancos comerciais como o JP Morgan Chase, o Citi, o Barclays e o Royal Bank of Scotland, e os bancos de desenvolvimento como o Japan Bank for International Co-operation e o Banco mundial lideram o financiamento das cenrais a carvão. The Guardian.
- O Pitzer College acaba de crear a Robert Redford Conservancy for Southern California Sustainability, um instituto com um programa de estudos ambientais que integrará as artes, os media e a ciência ambiental. LATimes.
Recortes de notícias ambientais e outras que tais, com alguma crítica e reflexão. Sem publicidade e sem patrocínios públicos ou privados. Desde janeiro de 2004.
quarta-feira, 21 de novembro de 2012
Quando acabarão os fretes da Europa à Monsanto?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário